Um olhar pela semana

Por Filomena Abreu

SEGUNDA-FEIRA

Professores em greve durante uma semana

De todas as estruturas sindicais de professores, 11 no total, apenas o recém-criado Sindicato de Todos os Professores (S.T.O.P.) não vai participar na greve dos docentes agendada para toda a semana. A paralisação termina com uma manifestação nacional em Lisboa, sexta-feira, Dia Mundial do Professor. O objetivo é exigir que os nove anos, quatro meses e dois dias de trabalho sejam contabilizados na progressão de carreira, assim como resolver a questão da aposentação, da sobrecarga horária e da precariedade.

Comissão de inquérito para escarpa da Arrábida

O grupo Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido propõe à Assembleia Municipal da cidade Invicta a criação de uma comissão de inquérito ao licenciamento e execução do projeto urbanístico atualmente em curso junto à escarpa da Arrábida. Os deputados querem ainda saber o que está por trás do acordo assinado por Rui Rio em relação ao Parque da Cidade.

TERÇA-FEIRA

Ricardo Salgado ouvido no DCIAP sobre processo das rendas excessivas

Ricardo Salgado é ouvido no Departamento Central de Investigação e Ação Penal sobre o processo das rendas excessivas. O Ministério Público constituiu vários arguidos após a investigação do fim dos contratos de aquisição de energia e a posterior celebração dos CMEC – Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual. O antigo presidente do Banco Espírito Santo (BES) é um deles, por suspeitas de ter corrompido Manuel Pinho, pagando-lhe salários quando este era ministro da Economia em troca de alegadas decisões favoráveis à EDP, empresa da qual o BES era acionista. Manuel Pinho terá recebido cerca de 3,5 milhões de euros da Espírito Santo Enterprises.

QUARTA-FEIRA


Stand Up comedy anima Sá da Bandeira no Porto

Começa o Festival Internacional de Stand Up Comedy, que se prolonga até amanhã, quinta-feira, dia 4, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, com a presença Aldo Lima, Jel e Miguel Sete Estacas, Tom Rhode, entre outros.

QUINTA-FEIRA

Termina ultimato feito pelos enfermeiros

Acaba o ultimato dos sindicatos dos enfermeiros ao Governo. Se da reunião negocial entre as partes não resultar acordo, haverá mais seis dias de greve (10, 11, 16, 17, 18 e 19 de outubro). Os enfermeiros esperam uma nova proposta, com uma evolução de posição que vá ao encontro das reivindicações pretendidas e que os profissionais asseguram ter sido assumidas pelo Governo no ano passado: valorização e dignificação da carreira, valorização de remunerações e valorização de especialistas e enfermeiros chefes.

SEXTA-FEIRA

Missão do FMI em Angola para ajustar financiamento

No dia em que se comemora a Implantação da República em Portugal – feriado de 5 de outubro – chegam ao fim as negociações entre a missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Governo angolano para um programa de financiamento de três anos com um valor máximo de 3 820 milhões de euros. A 20 de agosto, através de um comunicado, o Ministério das Finanças angolano referiu ter solicitado “o ajustamento do programa de apoio do FMI – de assistência técnica, apresentado anteriormente – adicionando-se uma componente de financiamento”. A missão do FMI, liderada por Mario de Zamaroczy, manteve contacto com diferentes membros do Governo e do Banco Nacional de Angola com o objetivo de “examinar as perspetivas económicas e financeiras e identificar os eixos que vão sustentar o apoio”.

Pedro Duarte pensa o país via internet

Pedro Duarte, antigo líder da JSD, lança a primeira iniciativa do “Manifesto X”, em que pretende promover “ideias para o futuro do país”. O arranque dá-se com um debate na internet. O objetivo é preparar um programa alternativo de governação, além dos ciclos eleitorais, até porque Pedro Duarte já se disponibilizou para concorrer à liderança do PSD.

SÁBADO

Veggie Fest leva comida saudável a São João da Madeira

Tem início o Veggie Fest, em São João da Madeira. Será a 3.ª edição da iniciativa que decorre nas instalações da Oliva Creative Factory. Neste festival vegetariano há aulas de Tai Chi para adultos, demonstrações culinárias sobre snacks saudáveis e tapas e petiscos. A última atividade do dia é um showcooking conduzido pelo chefe Chakall. Não irão faltar expositores com cosmética natural e street food, desde comida tradicional a fast food, passando pelos bolos, salgados, sopas e alheiras. A entrada diária no festival, que se prolonga até domingo, dia 7, custa quatro euros. Os bilhetes para os dois dias ficam por sete euros. As crianças até aos 12 anos não pagam.

DOMINGO

Brasil e São Tomé e Príncipe vão a votos

É a primeira volta das presidenciais no Brasil. Jair Bolsonaro, o candidato da extrema-direita, ganhou terreno após ter sido esfaqueado. Já o opositor do Partido dos Trabalhadores, Fernando Haddad, subiu para o segundo lugar e logo a seguir está Ciro Gomes, do Partido Democrático Trabalhista. Mas ainda não é claro quem passará à segunda volta. No mesmo dia, sete forças políticas concorrem às eleições legislativas, autárquicas e regionais em São Tomé e Príncipe.