Um olhar pela semana

Por Filomena Abreu

SEGUNDA-FEIRA

António Costa está de visita a Angola

António Costa está em Angola até dia 18, numa visita oficial. O primeiro-ministro reúne-se com o presidente angolano, João Lourenço. Está prevista a assinatura do novo Programa Estratégico de Cooperação entre os dois países. Tudo indica que a visita tenha uma forte componente económica, baseada no relacionamento comercial entre Portugal e Angola. O primeiro-ministro vai estabelecer também contactos com a comunidade portuguesa, os empresários e trabalhadores lusos que se encontram em Angola.

Alunos nas salas de aula e professores em plenários
É o último dia para o início das aulas do pré-escolar e do ensino básico e secundário. E é também a data marcada na agenda para se realizarem plenários sindicais de professores, organizados pela Fenprof, em todas as escolas do país. A reivindicação é conhecida: os docentes exigem a contagem integral do tempo de serviço congelado.

TERÇA-FEIRA

Coreias e armas. Desporto e sexualidade

O líder da Coreia do Norte e o Presidente da Coreia do Sul reúnem até quinta-feira, dia 20, em Pyongyang, para discutir a completa desnuclearização da península coreana. Será o terceiro encontro entre Kim Jong-un e Moon Jae-in, no âmbito de um recente processo de aproximação entre os dois países. Na mesma data, em Lisboa, o Comité Olímpico de Portugal dá início à conferência “Intersexualidade e Transexualidade no Desporto de Alto Rendimento: Onde está o Limite?”, seguida do lançamento do livro “Desporto, Género e Sexualidade”.

QUARTA-FEIRA

Foto: Câmara Municipal de Braga

Braga barroca volta a recriar história

O Festival Braga Barroca regressa, até domingo, dia 23, para celebrar o “período áureo” da cidade. É a 4.ª edição de uma iniciativa que inclui concertos, visitas encenadas, animação de rua, mostra de sabores setecentistas e a demonstração de artes e ofícios da época.

QUINTA-FEIRA

Enfermeiros cumprem dois dias de greve

No dia em que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dá a última aula na Universidade de Lisboa, os enfermeiros entram em greve nacional, convocada por todos os sindicatos do setor. A paralisação prolonga-se até quinta-feira, dia 21. As estruturas sindicais queixam-se que o Governo assinou protocolos negociais para a revisão da carreira de enfermagem, mas que, até ao momento, não apresentou qualquer proposta.

SEXTA

Conhecida a sentença do esquema dos vistos gold

É conhecida a sentença para os envolvidos no “caso dos vistos gold”, no Campus da Justiça, em Lisboa. Esse é um dos mega julgamentos marcados para o mês da reabertura dos tribunais, após as férias. Miguel Macedo (foto), ex-ministro da Administração Interna, e António Figueiredo, antigo presidente do Instituto dos Registos e Notariado, são dois dos arguidos. O processo é conhecido pelo esquema com vistos dourados, que eram atribuídos a alguns suspeitos mediante contrapartidas. No mesmo dia, é reapreciado o diploma vetado no dia 1 de agosto pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre direito de preferência dos arrendatários sobre os imóveis.

Carmo Wood é inaugurada após incêndios de outubro

A empresa Carmo Wood, que foi completamente arrasada nos incêndios de 15 de outubro, vai inaugurar as novas instalações na Zona Industrial de Oliveira de Frades. A fábrica foi levantada no mesmo local onde há 11 meses as chamas destruíram edifícios e maquinaria.

SÁBADO

Direito à habitação volta a levar manifestantes à rua

Um conjunto alargado de associações e coletivos, que veem os problemas da habitação e das cidades agravarem-se com o processo de especulação generalizada e com a privatização de espaços públicos e socioculturais, convocaram manifestações para as cidades do Porto e de Lisboa. A iniciativa decorre sob o lema “Setembro de ação e luta pela habitação”. Às 15 horas, no Porto (Largo São Pedro de Miragaia) e em Lisboa (Largo Pina Manique). Segundo os promotores das concentrações, para além das manifestações, realizar-se-ão outras atividades, articuladas num “calendário comum” e com o objetivo de “discutir, denunciar, questionar e desafiar o modelo de desenvolvimento capitalista”.

DOMINGO

Outono em Portugal e Marcelo nos EUA

E chega o outono. O início da estação é também conhecido como equinócio de outono. Esse é o nome que se utiliza na astronomia para o fenómeno que marca o final do verão e o início da nova estação. Marcelo Rebelo de Sousa começa uma visita a Nova Iorque, até quarta-feira, dia 26. O Presidente da República participa em diversos eventos e fará uma intervenção na sessão de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas.