Um olhar pela semana

Por Filomena Abreu

SEGUNDA-FEIRA

Pedro Rocha

As contas da descentralização

Termina o prazo imposto pela Direção-Geral do Orçamento para que os serviços da Administração Central identifiquem as despesas e receitas a transferir para as autarquias, no âmbito do processo de descentralização. As contas vão ser feitas antes mesmo de as câmaras dizerem que novas competências querem assumir em 2019 – é que a informação terá de fazer parte do dossiê de Orçamento do Estado, que o Governo tem de entregar no Parlamento até 15 de outubro.

Concurso Internacional de Ópera em Portugal

O OPERALIA, prestigiado concurso mundial de ópera fundado pelo tenor espanhol Plácido Domingo, decorre em Portugal pela primeira vez. A 26.ª edição do certame acontece no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, até 2 de setembro, com 40 concorrentes de 24 países, incluindo dois cantores lusos: a soprano Rita Marques e o tenor Luís Gomes.

TERÇA-FEIRA

Ilusões, coelhos a saltar de cartolas e outros truques em ruas da capital

Começa a sexta edição do Lisboa Mágica, o Festival Internacional de Magia de Rua. A iniciativa gratuita está espalhada por locais centrais como a Praça do Cais do Sodré, Arco da Rua Augusta, Terraços do Carmo, Ribeira das Naus, Miradouro das Portas do Sol e o Campo das Cebolas, entre outros. Este evento foi criado em 2006 e teve edições esporádicas ao longo dos anos, estando agora integrado na programação de Lisboa na Rua, da autarquia. A direção artística é de Luís de Matos. O Lisboa Mágica recebe, até dia 2 de setembro, 168 espetáculos de 15 artistas de nove países. São seis dias de cartas mágicas, ilusões de ótica, coelhos na cartola e truques na manga.

QUARTA-FEIRA

O “robô da vinha” está de regresso ao Douro

Depois dos primeiros testes, no verão de 2017, o robô VineScout regressa ao Douro para dar continuidade aos ensaios no terreno, medindo parâmetros da vinha, nomeadamente na Quinta do Ataíde, propriedade da Symington Family Estates.

QUINTA-FEIRA

UEFA dá prémios aos melhores do ano

É conhecido o vencedor do título de Melhor Jogador da UEFA. Cristiano Ronaldo (Real Madrid e Portugal), primeiro classificado nas duas últimas épocas, é um dos três finalistas ao prémio de 2017/18, ao lado de Luka Modric (Real Madrid e Croácia) e Mohamed Salah (Liverpool e Egito). O premiado será revelado na mesma altura em que também se conhece o nome da Melhor Jogadora do Ano da UEFA, assim como a composição da equipa do ano da Liga dos Campeões. Tudo acontece durante o sorteio da fase de grupos da Champions, no Mónaco.

SEXTA-FEIRA

BE discute ambiente, sexualidade, trabalho e cultura em Leiria

Tem início o Fórum Socialismo 2018. Serão 50 sessões à volta de temas ligados à política, ambiente, cultura e história, trabalho e sexualidade. Celso Cruzeiro, José Mário Branco e Fernando Oliveira Baptista são alguns dos convidados do evento organizado anualmente pelo Bloco de Esquerda, que acontecerá até 2 de setembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. O fórum começa com a intervenção da eurodeputada Marisa Matias (na foto), do dirigente bloquista Luís Fazenda e de um representante do Sinn Féin, um dos movimentos políticos mais antigos da Irlanda. A entrada é livre e as inscrições podem ser feitas através de um formulário disponibilizado na página do BE.

O Mundo despede-se de Aretha Franklin, a Rainha da Soul

Realizam-se as cerimónias fúnebres da “Rainha da Soul”, em Detroit. As exéquias de Aretha Franklin ocorrem numa igreja protestante, na presença da família e amigos da cantora. A causa oficial da morte foi um cancro no pâncreas.

SÁBADO

Sara Matos/Global Imagens

Tolentino toma posse em Roma e há guerra de tomates em Almeirim

O arcebispo Tolentino de Mendonça toma posse como arquivista e bibliotecário do Vaticano. O poeta madeirense e ex-vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa já era consultor do Conselho Pontifício da Cultura, na Santa Sé. No mesmo dia, a Associação 20km de Almeirim organiza a maior guerra de tomates do país. Acontece a partir das 17 horas, entre a Estrada Velha dos Paços e a Estrada Vale Barrocas, naquela cidade do distrito de Santarém. Os tomates serão lançados a partir de uma viatura própria e em pontos assinalados no solo ao longo do percurso. O tomate usado no evento é considerado matéria excedentária. Após a batalha, a pasta será recolhida e transformada em alimento animal.

DOMINGO

No dia Mundial da Barba festeje com os amigos

O Dia Mundial da Barba comemora-se todos os anos no primeiro sábado de setembro. A origem da celebração é desconhecida, mas acredita-se que já os víquingues dinamarqueses festejavam a data, 800 anos antes do nascimento de Cristo. Ter barba é assim uma desculpa para que se junte aos amigos, principalmente aos barbudos, para que se divirtam juntos. Num churrasco, por exemplo, se o tempo ajudar.