Um olhar pela semana

Maria João Gala/Global Imagens

Por Filomena Abreu

SEGUNDA-FEIRA

Reuters

Venezuela passa a ter duas moedas

Começam a vigorar na Venezuela duas unidades monetárias contabilísticas, o bolívar soberano e o petro (dinheiro digital). O país elimina assim, oficialmente, cinco zeros da atual moeda, o bolívar forte, dando origem ao bolívar soberano. Para assinalar a data, Nicolás Maduro, o presidente venezuelano, decretou feriado e anunciou que, em breve, vai dar a conhecer um novo sistema salarial e um novo sistema de bens e serviços cujos preços vão estar ancorados ao petro, traduzindo-se numa “melhoria substancial para os trabalhadores”.

Dia Mundial do Mosquito para recordar doenças

A data recorda a descoberta de Ronald Ross, que, em 1897, provou que a malária é transmitida ao homem através da picada dos mosquitos fêmea. As doenças disseminadas pelo inseto continuam a matar anualmente perto de dois milhões de pessoas no mundo. É por isso mesmo que se diz que o mosquito é o animal mais perigoso do planeta.

TERÇA-FEIRA

DR

Fim do programa de assistência à Grécia e lançamento do Éolo

Oito anos e 288,7 biliões de euros depois, a Grécia chega ao fim do seu terceiro programa de assistência financeira. O país vai agora poder regressar aos mercados. A data significa também o fim do ciclo de resgates a países da zona euro, no quadro da crise económica e financeira, entre os quais se encontrou Portugal entre os anos 2011 e 2014. Se tudo correr bem – 11 anos depois da primeira data prevista -, o satélite Éolo parte para o espaço, numa viagem que durará três anos. O objetivo é recolher informações dos ventos de todo o planeta. E leva tecnologia portuguesa. As empresas aeroespaciais LusoSpace e Omnidea participaram na construção do satélite europeu.

QUARTA-FEIRA

Ivan Del Val/Global Imagens

Campeonato do Mundo de Canoagem e Paracanoagem

Cerca de 1500 atletas de 80 países marcam presença no Campeonato do Mundo de velocidade de canoagem e paracanoagem, que decorre em Montemor-o-Velho até dia 26. Entre os participantes está Fernando Pimenta, tricampeão europeu em K1 1000 metros e campeão mundial em K1 5000 metros, em 2017.

QUINTA-FEIRA

DR

Lisboa na Rua e guerra de taxas

O Lisboa na Rua regressa com novas propostas culturais ao ar livre: música, cinema, teatro e dança, de entrada livre, em jardins e praças da cidade. Nesta edição, celebram-se os 70 anos do Hot Clube de Portugal, o mais antigo clube de jazz da Europa. Os EUA passam a taxar mais as importações chinesas. As alfândegas de Trump vão aplicar 25 por cento de imposto sobre 276 linhas de importações “Made in China”, num total de 14 mil milhões de euros. Pequim já falou em retaliações, com taxas em 333 produtos norte-americanos no mesmo valor.

SEXTA-FEIRA

Maria João Gala/Global Imagens

Greve na caixa e acaba a interdição da pesca da sardinha

Os trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos estão em greve por 24 horas devido à denúncia do acordo de empresa anunciado pela administração. A paralisação convocada pelo Sindicato das Empresas do Grupo depois de a Caixa apresentar uma “proposta negocial arrasadora”, em que pretende “eliminar a carreira profissional, as anuidades, o prémio de antiguidade e ainda liberalizar horários, aumentar a polivalência de funções e dificultar o acesso ao crédito à habitação”. No mesmo dia, acaba a interdição à pesca, manutenção a bordo descarga ou venda de sardinha capturada entre os zero e os -20 metros de profundidade nas zonas de Torreira-Furadouro, sul da Figueira da Foz e Altar-Piedade. A medida foi justificada com a necessidade de proteção e recuperação da biomassa, num contexto de uma pesca responsável e de sustentabilidade.

Há festa na aldeia em nome do tomate coração de boi

A terceira edição do concurso Tomate Coração de Boi do Douro realiza-se na Quinta do Vallado, no Peso da Régua, e volta a reunir os tomates de quinta dos principais produtores de vinhos do Douro. No final, os frutos são avaliados por um júri constituído por chefes de cozinha, enólogos, jornalistas, entre outros.

SÁBADO

DR

Rentrée política do PS em Caminha e cinema insuflável no Porto

O Parque 25 de Abril, em Caminha, recebe a Festa de Verão do PS. A rentrée política dos socialistas acontece ao final da tarde, sem direito a jantar. A abrir, discursa o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves. A fechar, o secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa. No mesmo dia, há Cinema Insuflável, das 11 às 19 horas, no Terreiro da Sé do Porto. O cinema, que anda pelos bairros da cidade até setembro, é uma iniciativa do programa municipal Cultura em Expansão. Nos locais e horas designados, monta-se uma sala de cinema itinerante para crianças. Num dispositivo original e único, mostram-se as infinitas possibilidades da sétima arte, com exibição de filmes. As sessões duram 40 a 50 minutos e a entrada é livre.

DOMINGO

Remo Casilli/REUTERS

Termina o Encontro Mundial das Famílias

Chega ao fim a viagem de dois dias do Papa Francisco a Dublin, na Irlanda, para participar no Encontro Mundial das Famílias. “O Evangelho da família, alegria para o mundo” foi o lema das jornadas que acontecem de três em três anos e onde participam famílias de todo o mundo para celebrar, rezar e refletir a respeito da importância central do matrimónio e da família, como pedra angular da vida da Igreja e da sociedade. O evento termina com uma missa presidida pelo Papa.