Um olhar pela semana

Sara Matos/Global Imagens

Por Filomena Abreu

Segunda-feira

REUTERS/Leah Millis

Irão recebe sanções e Moçambique ajuda

O Programa Alimentar Mundial da ONU envia ajuda a dez mil pessoas afetadas pelos ataques armados no norte de Moçambique. No mesmo dia, recomeçam as sanções dos Estados Unidos ao Irão. Isto depois de Hassan Rouhani ter avisado que uma guerra entre o país a que preside e os EUA seria “a mãe de todas as guerras”. A resposta de Trump não tardou. Na sua conta de Twitter, o presidente americano alertou Teerão: “Não voltem a ameaçar os Estados Unidos outra vez ou vão sofrer consequências como poucos sofreram ao longo da história.”

Sonda da NASA quase vai tocar o sol

A NASA lança a sonda Parker, do Cabo Canaveral, na Florida (EUA). A sonda deverá ficar a seis milhões de quilómetros da superfície solar, atingindo uma velocidade que chegará perto dos 200 quilómetros por segundo. O objetivo da missão é analisar o comportamento da grande estrela. Será a primeira vez que uma nave entra na coroa solar, onde se atingem temperaturas altíssimas.

Terça-feira

Sara Matos/Global Imagens

Chocolate, Sudoeste, Ensino Superior, Bussaco e Emirates

No dia Mundial do Chocolate, termina o prazo da primeira fase de candidaturas ao ensino superior e começa o Meo Sudoeste, na Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar (até dia 11). Mas não é só. O Convento de Santa Cruz, na Mata Nacional do Bussaco, comemora 390 anos do lançamento da primeira pedra. E, por fim, a Emirates, companhia aérea sediada no Dubai, vai realizar uma ação de recrutamento para tripulação de cabine no Hotel Marriott, na Avenida dos Combatentes, em Lisboa. Promete dar casa e mais de dois mil euros mensais isentos de impostos. A situação voltará a repetir-se no dia 10 de agosto, no Hotel Crowne Plaza, na Avenida da Boavista, no Porto.

Quarta-feira

Tony Dias/Global Imagens

Começa Mais um Festival do Bacalhau em Ílhavo

Considerado um dos maiores festivais gastronómicos do país, o 11.º Festival do Bacalhau, organizado pela Câmara de Ílhavo e pela Confraria Gastronómica do Bacalhau, dura até dia 12, na Gafanha da Nazaré.

Quinta-feira

Leonardo Negrão/Global Imagens

Última hipótese para recuperar dívidas do Banif

Fim do prazo para os credores do Banif reclamarem os créditos que têm sobre o banco em liquidação. Os Estados Unidos e o Japão iniciam uma ronda de negociações para alcançar um acordo comercial. O primeiro encontro acontece em Washington e será liderado pelo ministro japonês da Política Económica e Fiscal, Toshimitsu Motegi, e pelo responsável americano de Comércio Externo, Robert Lighthizer. “Queremos ter uma negociação construtiva”, referiu Motegi, quando revelou à imprensa que as negociações iam começar.

Sexta-feira

Gonçalo Delgado/Global Imagens

Dia de romaria ao santuário do pai e padroeiro da Europa

Fundou uma dinâmica evangélica e um mosteiro com uma unidade de comunhão e solidariedade. Tudo isto fez com que o Papa Pio VI proclamasse, no dia 24 de outubro de 1964, o abade beneditino mensageiro da paz, promotor da união, mestre da civilização, pai e padroeiro da Europa.

No seu santuário em Rio Caldo, Terras de Bouro, o segundo mais concorrido de Portugal a seguir a Fátima, o trono de São Bento da Porta Aberta está aberto 24 horas por dia, até 15 de setembro, para que todos os peregrinos e visitantes possam visitar a basílica a qualquer hora do dia. São Bento nasceu em Núrsia, Itália, no ano 480, e morreu em 547, na Abadia de Monte Cassino, na cidade italiana de Nápoles.

Foi o fundador da Ordem Beneditina e o criador da Regra de São Bento que tem por referência “a cruz, o livro e o arado”.

Benfica e V. Guimarães dão tiro de partida na Liga

Arranca a Liga de futebol: Benfica e Vitória de Guimarães encontram-se às 20.30 horas, no Estádio da Luz, em Lisboa, no jogo inaugural do campeonato de 2018/19. O F.C. Porto, atual detentor do título, joga sábado (recebe o Chaves), enquanto o Sporting estreia-se no domingo, em Moreira de Cónegos, com o Moreirense.

Sábado

REUTERS/Toby Melville

Eclipse e um passeio a uma aldeia fantasma às portas de Lisboa

O Mundo assiste a outro eclipse parcial, desta vez do Sol. Só que os melhores locais para o observar são na Rússia e na China, embora também seja visível em zonas altas da América do Norte, da Europa, da Gronelândia, da Islândia e da Ásia. Mas não se preocupe, hão de chegar-lhe fotos do fenómeno. E, assim, poderá participar na caminhada a uma aldeia fantasma que está às portas da cidade de Lisboa. O passeio invulgar vai decorrer em Broas, uma conhecida localidade na freguesia de Cheleiros, em Mafra, que está abandonada há 40 anos. O local, em tempos cheio de vida, está hoje recheado de histórias. A caminhada faz-se por caminhos rurais e trilhos, moinhos de vento, ribeiras, bosques e outras paisagens naturais, até à chegada à aldeia abandonada.

Domingo

Pexels

O filho do Meio e jovens lusodescendentes

Se calhar, não sabia, mas há um Dia Mundial do Filho do Meio. Pois é. Bem como há o Dia Internacional da Juventude. Por isso, decorrem, em Cascais, os Encontros Europeus de Jovens Lusodescendentes: Portugueses de lá, portugueses de cá. No encontro, serão abordados temas ligados às novas tecnologias, ao emprego e à formação e à importância da língua portuguesa.