Sistema imunitário: há hábitos que podem destrui-lo. Saiba quais são

Costuma ficar doente com facilidade? Uma pequena aragem é sinal de constipação? Há certos hábitos que podem deixar o seu sistema imunitário mais frágil e propício a doenças.

A alimentação e a prática de desporto são dois fatores fundamentais para o bom funcionamento do sistema imunitário. Mas não é tudo. Existem alguns hábitos diários que sensibilizam o organismo e o deixam mais vulnerável, prejudicando a capacidade de resistir a determinados fatores externos.

Vírus, fungos e bactérias são exemplos de agentes infecciosos que enfraquecem o sistema imunitário. Esteja atento e saiba como é que os seguintes hábitos podem prejudicar a sua saúde.

Não dormir o suficiente

O ideal é dormir entre sete a oito horas por noite, para manter o sistema imunitário saudável. Quando dormimos poucas horas, o nosso corpo não consegue combater as bactérias e os vírus que andam a passear pelo nosso organismo.

Estar sentado o dia todo

A falta de exercício pode deixá-lo mais doente. De acordo com um estudo no British Journal Of Sports Medicine, as pessoas mais sedentárias apresentam sintomas graves de respiração. Experimente fazer uma caminhada durante a hora do almoço ou dê um passeio rápido quando chegar a casa.

Comer gorduras

As gorduras saturadas, de que é exemplo a carne vermelha, causam inflamações no sistema imunitário. De acordo com um estudo publicado no Nutrition Journal, os ácidos gordos em forma de ómega 3, como é o casos dos que existem no salmão e no atum, são insaturados e têm propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a controlar algumas proteínas e a reconhecer alguns agentes patogénicos.

Tomar muitos antibióticos

É daqueles que à mínima dor de garganta toma logo um antibiótico? Saiba que os antibióticos interrompem a ligação entre o sistema imunitário e as bactérias que estão no nosso corpo. Antes de tomar qualquer tipo de medicamento fale com o seu médico. Deixe que a sua saúde recupere sozinha, sempre que possível.

Beber álcool

O elevado consumo de álcool faz com que os glóbulos brancos do sangue sejam menos eficazes no combate às bactérias nocivas que estão presentes no nosso organismo. Depois de uma intoxicação alcoólica, o nosso corpo está mais fraco na luta contra as infeções.

Estar acima do peso

Ter o peso adequado ao nosso corpo não nos faz apenas estar em forma, mas também nos protege de doenças. De acordo com um estudo da Proceedings of the Nutrition Society, nos Estados Unidos, a gordura que está à volta da nossa barriga e dos órgãos da zona abdominal afeta o sistema imunitário.