Texto de Mariana Albuquerque
Tudo começou em 2009 com uma brincadeira de crianças. Uma mesinha instalada à porta de casa, em Austin, no estado do Texas, e meia dúzia de clientes que não resistiam ao sorriso de Mikaila Ulmer, a vendedora de limonada mais jovem da vizinhança. Aos quatro anos, a menina percebeu o potencial de uma receita deixada na década de 1940 pela bisavó e decidiu provar que a capacidade empreendedora não é só coisa de adultos.
Os pais foram os seus grandes cúmplices nesta aventura. D’Andra, formada em marketing e vendas, e Theo, que estudou administração de negócios, perceberam desde cedo a apetência da filha para o negócio e decidiram ajudá-la. Resultou.
Hoje, aos 13 anos, Mikaila é uma das empresárias mais jovens dos EUA e CEO da marca de limonada Me & The Bees, com sede também em Austin. Todos os anos são vendidas 360 mil garrafas desta bebida em centenas de lojas, nomeadamente na rede de supermercados Whole Foods.
Abelhas: de inimigas a melhores amigas
Além do limão, da hortelã e das sementes de linhaça, o mel é outra das grandes estrelas da Me & The Bees. Mas a relação da adolescente com as abelhas nem sempre foi a melhor. Na altura em que tudo se resumia a uma banquinha instalada à porta de casa, Mikaila foi picada duas vezes. No entanto, a conselho dos pais, em vez de entrar em pânico, procurou saber mais sobre o papel essencial que estes insetos desempenham na polinização e no ecossistema.
Foi então que a jovem passou não só a admirá-las como a ajudá-las, doando parte do dinheiro das vendas da bebida a organizações protetoras de abelhas. O negócio foi crescendo a bom ritmo e a jovem empreendedora quis crescer. Pediu aos pais que lhe desenhassem autocolantes para os copos e, pouco depois, decidiu ir mais além.
“Comecei a perguntar-lhes, ‘Mãe, pai, como faço uma logomarca? E como encontro uma fábrica? Onde posso ter lojas?'”, revelou Mikaila Ulmer. O trabalho de equipa fez toda a diferença e, atualmente, a menina e os pais são “co-CEOs”. “Eu tomo as decisões que os meus pais não tomam e eles tomam as que eu não tomo. Além disso, sou jovem, não sei tudo, vou levar sempre em conta a opinião deles”, garantiu a dona da Me & The Bees.
O convite de Obama
Em 2015, Mikaila conquistou o júri do programa Shark Tank e não passou despercebida a Barack Obama, então presidente dos EUA, que quis conhecê-la na Casa Branca, convidando-a mais tarde a fazer uma intervenção num evento de mulheres. Desde então, os convites para palestras multiplicaram-se.
E é garantido que a menina não ficará por aqui: “Quero abrir novas empresas. Para mim, ter só uma é um bocado chato.”