Sea3PO: A youtuber que luta contra o bullying

Texto de Ana Patrícia Cardoso | Fotografia de Leonardo Negrão/Global Imagens

Atualmente são 670 mil seguidores, número que não para de aumentar desde que lançou, a 17 de janeiro, o primeiro livro, Como ser um Unicórnio (ed Manuscrito) que, em poucos dias, chegou ao Top 10 de vendas da FNAC.

A youtuber conquistou uma base de fãs sólida (há vídeos com mais de um milhão de visualizações) e já perdeu a conta aos grupos de conversa sobre si no Instagram. «É um grande orgulho quando as pessoas que me seguem conversam, entre si, e apoiam-se constantemente.»

E têm até um nome. «Elas próprias escolheram, são as ‘Unis’». O nome não veio ao acaso. É inspirado na imagem favorita de Catarina – o unicórnio – que, para ela, representa «magia e individualidade».

«Queria mostrar que é possível superar esse momento e que mesmo que as pessoas não vejam a magia que existe dentro de nós, ela está lá», diz Catarina

«É uma metáfora para aquilo que temos dentro de nós e que temos de encontrar.» Admiradora de todo o universo anime japonês, o unicórnio tornou-se a imagem de marca de Sea3PO, mencionado quase sempre nos vídeos semanais. E já não sabe quantos tem lá em casa. «Comecei a colecioná-los porque as seguidoras me enviavam e nunca mais parei. Já são cerca de cem. Todos têm um nome. Eu peço-lhes para escolherem quando os recebo.»

É por isso que Bola de Neve Magistral, a personagem principal do seu livro, é um unicórnio que vive numa quinta e sofre bullying por parte dos cavalos. A autora usou a comparação para falar sobre o tema, um dos mais discutidos nos grupos de fãs. «Queria mostrar que é possível superar esse momento e que mesmo que as pessoas não vejam a magia que existe dentro de nós, ela está lá.»

A MAIS FAMOSA
Sea3PO é o alter-ego da mais famosa youtuber portuguesa – se não acredita, pergunte aos seus filhos –, que coleciona unicórnios que os fãs lhe oferecem.