Texto de Ana Sofia Reis
A Reebok lançou umas sapatilhas “eco-friendly”. As NPC UK Cotton + Corn são feitas de algodão, com sola proveniente do milho e palmilha à base de óleo de rícino. Este calçado baseia-se em estudos da Reebok Future, o departamento de inovação da marca dedicado ao desenvolvimento de tecnologias, ideias e técnicas.
O modelo foi criado em parceria com o fabricante de soluções biológicas DuPont Tate & Lyle Bio Products.
Bill McInnis, líder da Reebok Future, lembra que “a maioria das sapatilhas desportivas são produzidas com petróleo para criar sistemas de amortecimento de borracha sintética e espuma”. Acrescenta que “20 mil milhões de pares de sapatos são produzidos todos os anos e essa não é a forma sustentável de fabricar calçado”, referindo ainda que na Reebok pensaram numa forma de desenvolver sapatilhas através de recursos sustentáveis como base. Após vários testes e desenvolvimentos, foram “capazes de criar o modelo ‘eco-friendly’ que funciona como qualquer outro sapato”.
“O NPC UK Cotton + Corn é o único produto de calçado do mercado que foi certificado com 75% de conteúdo de base biológica certificado pelo USDA [Departamento de Agricultura dos Estados Unidos]”, assegura Bill McInnis. Ou seja, pode tratar-se de uma forma de se sentir confortável com o que está a calçar e ser amigo do ambiente.