Quer ter um corpo como o de Cristina Ferreira? Saiba como

Nuno neves
Nuno Neves

Cristina Ferreira devia ser capaz de gostar daquilo: saltar à corda; pontes de glúteos. Agachamentos com e sem salto. Flexões de braços. Devia gostar porque queria ter o corpo que sempre desejou, mas nem assim se motivava para o ginásio. «Eu não nasci para sofrer», repetia até à exaustão a apresentadora. Nuno Neves, seu personal trainer, confirma como foi difícil convencê-la:

«No início, os nossos treinos eram só de 20 minutos, duas vezes por semana. Tinha que criar variações em todas as vezes, porque a Cristina não gostava de repetir os exercícios e muito menos os treinos.»

Então escreveu o livro Treine Como Uma Estrela para ajudar outros como ela. Queria muito que gente sem tempo, desmotivada e amiga do sofá também pudesse brilhar, alcançando o seu corpo de sonho, mas sobretudo sentindo-se bem consigo. «A nossa Cristina Ferreira é a prova real de que é possível mudar o estilo de vida para hábitos mais saudáveis», sublinha o treinador, apoiado nos resultados à vista de todos.

A quem começa por lhe dizer que não tem tempo, Nuno Neves garante que os tais 20 minutos com que Cristina se iniciou, duas vezes por semana, são suficientes para ver resultados – mais tarde, se quiserem, logo terão abertura para ir mais longe e aumentar a frequência. Vale mais pecar por defeito do que por excesso. O importante é ser consistente, regular e intenso.

«É melhor treinar 20 minutos em cinco dias por semana – desde que o façamos com a intensidade certa, a cansar os músculos – do que treinar uma hora e meia num único dia. Dar o máximo não significa cair para o lado nem lesionar-se. O ideal é sairmos com a sensação de que podíamos ter ido mais longe, para que em todos os treinos consigamos dar um bocadinho mais de nós do que no anterior.»

Saber parar para descanso do corpo é outra regra fundamental: insistir em desgastar os músculos enquanto se regeneram fá-los deteriorarem-se, não desenvolverem-se, explica Nuno Neves, muito pouco adepto de fazer as coisas à pressão. Também importa saber se treinamos para emagrecer, tonificar, melhorar a qualidade de vida ou as três, já que perceber a nossa realidade ajuda-nos a criar objetivos realistas.

«Muitas mulheres vêm ter comigo para perder peso e a elas dou sempre um conselho que acredito valer para toda a gente: não queiram tudo em pouco tempo. O nosso corpo funciona de maneira inteligente – ouçam-no. Façam uma alimentação saudável, que permita queimar mais calorias do que as ingeridas. E exercitem-se com roupa confortável mas sexy, porque se somos aquilo que comemos, a verdade é que somos também muito o que fazemos.»

Ninguém necessita de ser uma estrela para ter o seu corpo de sonho. Nem sequer ir ao ginásio ou comprar equipamentos caros. Pode fazer estes treinos simples em casa, no jardim, na praia, e trabalhar como um profissional as zonas que realmente precisam de ser tonificadas. O melhor de tudo é que não lhe roubam mais de 20 minutos.

Veja na nossa fotogaleria o treino da Cristina Ferreira: nove exercícios de 30 segundos cada (mostramos-lhe todos), com pausas de 20 segundos entre eles. Depois é só fazer no mínimo um circuito e no máximo três, duas vezes por semana para começar. Ah, e nada de inventar desculpas!

nuno

TREINE COMO UMA ESTRELA
Nuno Neves
Edições Chá das Cinco
192 páginas
16,60 euros