Receitas saudáveis (que também são saborosas)

Receitas de Adriana Freire | Fotografias de Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Tofu com arroz selvagem

INGREDIENTES: 250 g de tofu ou de seitan, sementes de alfafa ou de sésamo, brócolos, 1 chávena de arroz integral ou branco, 3 c. de sopa de arroz selvagem. Para a marinada: 1 c. de sopa de vinagre de sidra, 1 c. de sopa de sumo de lima, 4 c. de sopa de molho de barbecue, 1 c. de chá de gengibre fresco ralado, 1 dente de alho picado.

MODO DE PREPARAÇÃO: Corte o tofu ou o seitan em cubos e deixe a marinar, no mínimo durante uma hora. De véspera seria o ideal. Se conseguir comprar tofu fumado, não precisa de usar o molho barbecue. Misture o arroz com o arroz selvagem e leve a cozer em água temperada com sal. Aproveite o vapor da água do arroz para cozer os brócolos. Frite o tofu num pouco de azeite e, no prato de servir, acrescente sementes de alfafa ou de sésamo.

4 PESSOAS 20 MINUTOS ECONÓMICO

Hambúrgueres de quinoa com raita

INGREDIENTES: 100 g de quinoa, 200 g de ervilhas (edamame ou favas), 1 dente de alho, ½ cebola picada, cebolinho/salsa, 1 c. de café de gengibre fresco ralado, 1 c. de chá de garam masala ou de cominhos, sal, tomate, cebola roxa Para a raita: 1 iogurte grego, ½ pepino, 1 c. de café de cominhos, piripiri em pó, sal

MODO DE PREPARAÇÃO: Coza a quinoa e as ervilhas. Misture os ingredientes e triture até obter uma pasta homogénea. Se necessário junte uma ou duas colheres de farinha. Molde pequenas porções da pasta em forma de hambúrguer e frite numa frigideira antiaderente, pincelada com um fio de azeite. Para a raita: tempere o iogurte com sal e os cominhos e misture com o pepino cortado em cubinhos. Monte o hambúrguer com uma fatia de tomate, outra de cebola e sirva com a raita de pepino.

Soba com molho de amendoim

INGREDIENTES: 200 g de soba ou noodles, cenoura ralada, amendoins, coentros. Para o molho: 4 c. de sopa de manteiga de amendoim, 1 c. de sopa de molho de soja light, 1 c. de sobremesa de óleo de sésamo, 2 c. de sopa de mel, 2 c. de sopa de vinagre de arroz, 1 c. de chá de gengibre fresco ralado, 1 dente de alho, água

MODO DE PREPARAÇÃO: Coza a massa de acordo com as instruções da embalagem. Triture todos os ingredientes do molho e acrescente a água necessária para obter um molho mais ou menos espesso. Depois de escorrida, misture a massa com o molho. Sirva, quente ou fria, com coentros e amendoins picados e cenoura ralada.

2 PESSOAS 15 MINUTOS ECONÓMICO

Mousse de chocolate

INGREDIENTES: 1 banana, 250 de tofu fresco, açúcar, mel ou outro adoçante, 3-4 c. de sopa de leite de soja, 5 c. de sopa de cacau em pó, 1 pitada de canela, morangos , hortelã

MODO DE PREPARAÇÃO: Triture a banana, o tofu e o cacau e acrescente o leite de soja necessário para obter um creme mais ou menos espesso, como preferir. Adicione açúcar a gosto e uma pitada de canela. Sirva com morangos ou outra fruta e decore com folhinhas de hortelã. Coloque no frigorífico até ao momento de servir.

4 PESSOAS 10 MINUTOS ECONÓMICO