Receitas práticas para todos os dias

Receitas de Filipa Gomes

Creme de cenoura, mel e gengibre

1 fio de azeite, 1 c. de sopa de manteiga, 1 cebola, 1 bolbo de funcho, 2 talos de aipo
2 kg de cenouras, 2 dentes de alho, 1 folha de louro, 2 c. de sopa de gengibre ralado, sal e pimenta q.b. , 3 c. de chá de mel, 1 l de caldo de legumes

Comece por aquecer 1 fio de azeite e 1 colher de sopa de manteiga num tacho. Entretanto, pique 1 cebola e leve-a a refogar. Corte 1 bolbo de funcho e 2 talos de aipo e junte-os à cebola. Descasque e corte 2 kg de cenouras em cubos, pique 2 dentes de alho e adicione–os ao tacho, juntamente com 1 folha de louro. De seguida, acrescente 2 colheres de sopa de gengibre ralado, tempere tudo com sal e pimenta e adoce com 3 colheres de chá de mel. Cubra tudo com 1 l de caldo de legumes e deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos. Por fim, triture a sopa com a varinha mágica e sirva bem quente para revitalizar o corpo e aconchegar a alma.

 

Salada marroquina de grão e especiarias

Filetes de peixe-espada com molho de laranja

2 filetes de peixe-espada, sumo de 1 limão, sal e pimenta q.b., 150 g de ervilhas-de-quebrar, 2 c. de sopa de farinha, 2 c. de sopa de manteiga, sumo de 2 laranjas, 1 cálice de moscatel, 1 c. de café de noz-moscada, 1 fio de azeite, 1 dente de alho.

Tempere 2 filetes de peixe-espada com sumo de limão, sal e pimenta. Coloque água ao lume temperada de sal e, assim que levantar fervura, coza 150 g de ervilhas-de-quebrar por 5 minutos.
Passe o peixe por farinha e leve a fritar em 2 colheres de sopa de manteiga. Quando o peixe estiver frito, reserve e, nessa mesma frigideira, junte o sumo de 2 laranjas, 1 cálice de moscatel e uma pitada de noz–moscada. Deixe ferver para engrossar. Escorra a água das ervilhas. Aqueça 1 fio de azeite numa frigideira, junte 1 dente de alho e salteie as ervilhas. Com tudo pronto, é hora de servir o peixe com o molho de laranja e as ervilhas salteadas.

 

Lombo de porco com abacaxi

1 lombo de porco (cerca de 1,2 kg), sal q.b., mistura de 5 pimentas q.b., colorau q.b.
1 c. de chá de sementes de cominhos, 1 ananás ou abacaxi, 1 estrela de anis, 1 cubo de caldo natural de galinha ou de carne, 200 ml de vinho branco, sumo de 1 laranja, 80 ml de vinho do Porto, 70 g de manteiga.

Corte a carne em fatias sem as separar do lombo. Coloque-a num tabuleiro de ir ao forno e tempere de ambos os lados com sal, a mistura das 5 pimentas, o colorau e os cominhos. Entre cada fatia de carne, coloque 1 rodela de ananás. Ao tabuleiro junte ainda 1 estrela de anis, 1 cubo de caldo, 200 ml de vinho branco, o sumo de 1 laranja, 80 ml de vinho do Porto e 70 g de manteiga cortada em pedaços. Leve ao forno pré-aquecido nos 190 °C e deixe assar aproximadamente 1 hora. Vá regando com o molho de tempos a tempos. Sirva acompanhado de arroz de açafrão, árabe ou de manteiga.

O livro