Receitas para quem tem lata(s)

Receitas de Adriana Freire | Fotografia de Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

TOFU COM GRÃO

INGREDIENTES: 1 lata de grão, 2 c. de sopa de azeite, 2-3 dentes de alho picados, 1 cebola picada
1 lata pequena de tomate pelado em pedaços, 200 g de tofu, 4 c. de sopa de molho de soja, 1 lata pequena de leite de coco (400 ml) e coentros.

Corte o tofu (rijo) em cubos e regue-o com o molho de soja. Reserve.
Num tacho coloque o azeite, os dentes de alho e a cebola e deixe refogar. Quando a cebola ficar translúcida, adicione o tomate e deixe em lume brando, cerca de vinte minutos. Junte o grão, depois de escorrido, o tofu e o leite de coco e deixe por mais dez minutos ao lume. Antes de servir adicione um raminho de coentros frescos picados.

4 pessoas | 35 minutos | $

TACOS

INGREDIENTES: 1 embalagem de tortilhas de trigo(6), 1 abacate, 2 tomates, 1 lima, 1 lata de feijão encarnado (± 500 g), 1 cebola picada, 3 c. de sopa de óleo, 2 dentes de alho picados e piri-piri moído.
Molho: 2 iogurtes gregos, 1 dente de alho picado, 1 lima (sumo), 1 raminho de coentros picados e sal

Para o molho: misture todos os ingredientes. Corte o tomate em cubinhos. Corte o abacate em fatias e regue-as com sumo de lima. Para o recheio: pique a cebola e os alhos e refogue no óleo, assim que começarem a alourar junte o feijão, previamente escorrido. Tempere com sal e adicione piri-piri a gosto. Com ajuda de uma colher de pau, vá esmagando o feijão até obter uma pasta. Para as tortilhas: coloque uma a uma numa frigideira antiaderente ou siga as instruções da embalagem. Em cada tortilha disponha uma porção da pasta de feijão, tomate em cubos,fatias de abacate e, por fim, o molho de iogurte.

6 pessoas | 30 minutos | $

LENTILHAS COM COGUMELOS

INGREDIENTES: 1 lata pequena de cogumelos inteiros ou laminados, 2 latas de lentilhas (500 g), 1 cebola picada, 2 c. de sopa de azeite, 2 dl de sumo de laranja e salsa

Pique a cebola e refogue-a no azeite, assim que esta começar a alourar junto os cogumelos previamente escorridos. Tempere com sal e pimenta. Junte as lentilhas e o sumo de laranja e deixe, cerca de 5 minutos em lume brando. Sirva com salsa picada.

2-3 pessoas | 15 minutos | $

TOSTA COM PASTA DE FEIJÃO E SARDINHA

INGREDIENTES – 1 lata pequena de feijão branco (400 g), 1 lata de sardinhas, 2 c. de sopa de folhas de alecrim fresco, 3 c. de sopa de azeite, 2-3 dentes de alho, tomate cereja, tomilho ou orégãos, fatias de pão torrado, sal e pimenta.

Pique finamente as folhas do alecrim e coloque-as com o azeite numa frigideira. Deixe, em lume brando até libertarem o aroma e junte o feijão. Retire tudo e triture até obter um puré. Remova a espinha central às sardinhas. Torre o pão, barre cada fatia com alho e regue com um fio de azeite. Por cima coloque uma camada da pasta de feijão e termine com meia sardinha e tomate cereja temperado com sal azeite e tomilho ou orégãos. Se tiver tempo, experimente fazer tomate confitado: pode usar cereja ou chucha. Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal. Disponha o tomate cortado em quatro ou oito partes, regue com azeite, tempere com sal e tomilho seco. Deixe no forno a 80ªC no mínimo durante duas horas.

8 pessoas | 15 minutos | $