Receitas para os mais gulosos

Fotografias de Diogo Agante

Fofos com creme de pasteleiro

Massa: 2 ovos, 3 gemas, 110 g de açúcar, 70 g de farinha de trigo com fermento. Creme de pasteleiro: 3 gemas, 1 ovo, 2,5 dl de leite, 90 g de açúcar, 30 g de farinha de trigo, 1 casca de limão. Decoração: açúcar em pó, framboesas frescas e hortelã q.b.
Creme de pasteleiro: num tacho, levar ao lume o leite com a casca de limão até ferver. Bater, numa taça, o ovo, as gemas, o açúcar e a farinha. Coar o leite e juntar aos poucos ao creme de ovos. Levar ao lume até engrossar, mexendo sempre. Colocar numa taça para arrefecer.

Massa: bater as gemas, os ovos e o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Juntar a farinha peneirada e misturar delicadamente. Verter num tabuleiro untado com manteiga e forrado com papel vegetal também untado. Levar ao forno, pré ‑aquecido a 175° C, durante 9 minutos. Desenformar morno sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com açúcar em pó. Retirar o papel que foi ao forno, cortar a massa em quadrados iguais, barrar com o creme de pasteleiro e dobrar. Polvilhar com açúcar em pó e servir com framboesas frescas e folhas de hortelã.

Delícias de requeijão

Massa: 200 g de farinha de trigo, 100 ml de água, 50 g de manteiga derretida. Recheio: 350 g de açúcar, 1 requeijão de ovelha desfeito, 18 gemas.
Para 16 unidades.
Untar forminhas com manteiga sem sal e reservar.
Massa: amassar todos os ingredientes, fazer uma bola e reservar durante 20 minutos. Estender a massa, numa superfície enfarinhada, até ficar com uma espessura muito fina. Forrar as forminhas com a massa.
Recheio: bater todos os ingredientes até ficar um creme homogéneo. Verter nas for‑ mas e levar ao forno, pré ‑aquecido a 175° C, durante 15 minutos.

Bolo de baunilha, mirtilos e citrinos

Massa: 5 ovos, 400 g de açúcar, 320 g de farinha de trigo com fermento, 220 g de manteiga sem sal amolecida, 100 g de mirtilos frescos, sumo de ½ laranja, sumo de ½ limão, 3 colheres de sopa de natas, 1 colher de sopa de raspa de laranja, 1 colher de sopa de essência de baunilha, 1 colher de sobremesa de fermento em pó.
Untar uma forma com manteiga sem sal e polvilhar com farinha de trigo. Pré‑aquecer o forno a 170° C. Bater a manteiga sem sal com o açúcar. Juntar a raspa de laranja, os ovos e a baunilha e bater novamente. Acrescentar os sumos de laranja e de limão e misturar. Adicionar metade da farinha e as natas e bater. Juntar a restante farinha e o fermento e bater até ficar homogéneo. Acrescentar os mirtilos frescos. Verter a massa na forma e levar ao forno durante uma hora. Deixar arrefecer e desenformar. Polvilhar com açúcar em pó.

Bolo de laranja com morango e creme de iogurte

5 ovos, 1 laranja, 250 g de açúcar, 160 g de farinha de trigo com fermento, 75 g de farinha de amêndoa, 1 colher de sobremesa de fermento em pó, 1 colher de essência de baunilha.
Recheio e cobertura: 4 morangos, 200 g de doce de morango, 200 g de iogurte natural açucarado, 100 g de crème fraîche, 5 colheres de sopa de açúcar em pó

Untar duas formas de diâmetros diferentes com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Pré ‑aquecer o forno a 175° C. Bater os ovos com o açúcar, até ficar um creme fofo. Juntar a baunilha, a raspa da laranja e o sumo de metade. Envolver as farinhas e o fermento. Verter nas formas e levar ao forno durante 20 minutos. Deixar arrefecer e desenformar. Cortar os bolos ao meio e reservar.

Recheio e cobertura: bater o iogurte com o crème fraîche e quatro colheres de sopa de açúcar. Cortar os morangos aos cubinhos, misturar com uma colher de sopa de açúcar e o sumo de laranja restante.
Montagem: colocar num prato de servir a base da metade do bolo mais largo, barrar com metade do doce de morango e 1/3 do creme de iogurte. Sobrepor a outra metade de bolo e polvilhar com açúcar em pó. Colocar por cima a metade mais pequena do bolo, voltar a rechear com o restante doce de morango e 1/3 do creme de iogurte. Colocar a metade do bolo restante. Aplicar no centro os morangos aos cubinhos com o sumo de laranja. Dispor o creme de iogurte restante à volta dos morangos.

HÁ ALGUÉM MAIS GULOSA DO QUE EU? Vol. II

Mafalda Agante
Editora: Oficina do Livro
Preço: 16,50 euros