Aveia: 4 receitas deliciosas

Obrigatória numa dieta saudável, a aveia tem muitas qualidades. Rica em fibras, contém proteínas, vitaminas e minerais. Não tem glúten e é altamente nutritiva – se não faz muito exercício com regularidade, deve ingeri‑la com conta, peso e medida.

Receitas de Adriana Freire | Fotografias de Jorge Amaral/Global Imagens

Pequeno‑almoço nutritivo

INGREDIENTES: 3‑4 c. de sopa de flocos de aveia integrais, 1 iogurte grego, ½ dl de leite de soja, 1 c. de sobremesa de manteiga de amendoim, 1 c. de sopa de mel, 1 c. de sobremesa de semente de alfafa ou de chia, banana e morangos

MODO DE PREPARAÇÃO: De véspera coloque, de preferência num frasco com tampa, os flocos de aveia, o leite, o iogurte e os restantes ingredientes. Pode variar a fruta, o leite, o adoçante, acrescentar frutos secos, uma pitada de canela.

1 PESSOA 5 MIN. ECONÓMICO

Bolachas de aveia

INGREDIENTES: 200 g de flocos de aveia integral, 75 g de açúcar branco, 75 g de açúcar amarelo, 100 g de amêndoa laminada, 3 c. de sopa de passas, 3 claras

MODO DE PREPARAÇÃO: Espalhe os flocos de aveia num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré‑aquecido a 180o C até começarem a dourar. Quando os flocos arrefecerem misture‑os com o açúcar, as amêndoas, as passas e por fim as claras. Forre um ou dois tabuleiros com papel vegetal. Coloque montinhos do preparado. Leve ao forno até começarem a dourar. Deixe arrefecer os biscoitos antes de os retirar do tabuleiro. Esta receita dá para cerca de 16 biscoitos. São ótimos para as crianças levarem para a escola, para o pequeno-almoço ou o lanche. Combinam bem com iogurte e fruta fresca.

6 PESSOAS 5 MIN. ECONÓMICO

Omeleta de aveia

INGREDIENTES: 1 chávena de flocos de aveia finos, 4 ovos, 4 c. sopa de cebola picada, 1 tomate picado, 1 malagueta sem sementes (fac.), sal e azeite

MODO DE PREPARAÇÃO: Pique a cebola. Depois de remover as sementes, corte o tomate em cubinhos. Retire as sementes à malagueta e pique‑a. Bata os ovos e adicione todos ingredientes. Aqueça bem uma frigideira antiaderente, pincele‑a com azeite e frite os ovos. Acompanhe com uma salada.

2 PESSOAS 10 MIN. ECONÓMICO

Barritas de frutos secos

INGREDIENTES: 200 g de flocos de aveia, 200 g de mix de frutos secos, 3 c. de sopa de sementes de sésamo, 3 claras, 40 g de manteiga, 70 g de mel, 50 g de açúcar amarelo. Pode adicionar smarties ou pepitas de chocolate.

MODO DE PREPARAÇÃO: Torre previamente os flocos, espalhe‑os num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré‑aquecido a 180o C até começarem a dourar. Misture a aveia com os frutos secos, podendo ainda adicionar smarties ou pepitas de chocolate, bagas goji, etc. Adicione os restantes ingredientes e envolva tudo muito bem. Forre um tabuleiro retangular com papel vegetal, unte com manteiga. Coloque o preparado anterior e comprima bem. Leve ao forno a 160o C, cerca de 20 minutos até secar. Depois de frio corte com uma faca bem afiada. Embrulhe cada barrita em película aderente. Perfeito para comer no intervalo das refeições ou para o lanche das crianças. Dá para cerca de oito barritas.

4‑8 PESSOAS 60 MIN. ECONÓMICO

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.