Quatro receitas com frutas e legumes que os miúdos vão adorar

Há muitas maneiras de conseguir que as crianças comam frutas e legumes. Além das receitas saborosas e apresentadas com criatividade, invente nomes que as divirtam.

Receitas de Adriana Freire | Fotografias de Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Pôr do Sol na horta

150 g de peito de frango ou de peru, 1 chávena de quinoa, 1 laranja, cenoura, curgete, brócolos, azeite ou manteiga e sal.

Corte a cenoura e a curgete em cubinhos e os brócolos em raminhos. Coza a quinoa (uma parte para duas de água) em lume brando. Por cima do tacho coloque um escorredor com os legumes para cozerem no vapor. Corte a carne em cubinhos, tempere ‑a com sal e salteie num pouco de manteiga ou azeite. Junte os legumes. Depois de cozida misture a quinoa com um pouco de sumo de laranja. Coloque a quinoa (terra) num prato e por cima disponha a carne e os legumes. Faça o sol com meia rodela de laranja e sirva. Pode usar quinoa, bulgur ou cuscuz.

2/3 PESSOAS 15 MINUTOS ECONÓMICO

Shot de frutas

Morango, abacaxi, papaia, banana, kiwi e espetos de madeira.

Corte a fruta em pedaços e coloque nos espetos. Para o shot, triture uma das frutas com um pouco de água, sendo que pode misturá-las para obter outros sabores e ainda acrescentar um pouco de iogurte, natas ou gelado.

1 PESSOAS 15 MINUTOS ECONÓMICO

Bolo de relva

4 ovos, 200 g de açúcar, 1,5 dl de óleo, 100 g de agrião, 250 de farinha e 1 colher de chá de fermento em pó.

Bata as claras em castelo. No copo misturador triture o agrião com o óleo. À parte, bata bem as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado, misture com o preparado anterior e bata, por mais um minuto ou dois. Adicione a farinha e o fermento, misture bem com a ajuda de uma vara de arames e, por fim , envolva cuidadosamente as claras. Unte uma forma, de preferência retangular, com óleo ou manteiga, polvilhe com farinha e leve ao forno, pré ‑aquecido a 180° C, durante 40 a 50 minutos até cozer.

12 PESSOAS 60 MINUTOS ECONÓMICO

Pudins marcianos

2 ovos, 200 g de queijo ‑creme, 150 g de espinafres, 1 lata de milho e sal.

Coza os espinafres num pouco de água. Depois de cozidos, escorra-os bem. Triture os espinafres com o queijo ‑creme e os ovos. Tempere com sal e junte o milho, depois de escorrido. Unte forminhas com manteiga, polvilhe ‑as com farinha. Coloque as forminhas num tabuleiro com água e coza durante cerca de 45 minutos, em banho ‑maria, no forno pré‑aquecido a 200° C. Esta receita dá para cerca de seis pudins. Usando a base de ovos e queijo‑creme, pode usar brócolos, agrião, curgete, cenoura, alho francês, cogumelos ou o que tiver à mão.

6 PESSOAS 60 MINUTOS ECONÓMICO

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.