Quanto custa em média um estilo de vida saudável?

Texto Alexandra Pedro Fotografia Shutterstock

O ginásio, as corridas, os passeios de bicicleta e as caminhadas estão cada vez mais presentes na vida dos portugueses. No entanto, estes hábitos de vida saudável trazem custos. O Observatório Cetelem fez um estudo em que avaliou as despesas relacionadas com a prática de exercício físico.

Sabe quanto gasta, em média, um português? Cerca de 200 euros. As contas são simples: no ginásio dizem gastar entre 20 a 40 euros de mensalidade, que dá uma média de 33 euros por mês. Ainda assim, 44% dos inquiridos indica que faz exercício ao ar livre, não tendo estes gastos.

Tudo somado, o valor mensal médio para ter um estilo de vida saudável ronda os 200 euros, segundo o estudo Observador Exercício e Alimentação Saudável 2018.

Outra despesa associada à prática de exercício físico é um seguro para se prevenir em relação às lesões, que pode ser avaliado com uma média de 58 euros por mês. Também neste caso, só 51% dos inquiridos admite usar efetivamente um seguro.

Já com 91 euros somados, os portugueses dizem ainda gastar 146 euros anuais (cerca de 12 euros por mês) em vestuário e calçado desportivo. Acrescentando ainda as despesas relacionadas com a alimentação e consumo de produtos saudáveis, cujo valor mensal da média geral se situa nos 98 euros. No caso dos praticantes de exercício físico este valor sobe para 114 euros.

Tudo somado, o valor mensal médio para ter um estilo de vida saudável ronda os 200 euros, segundo o estudo Observador Exercício e Alimentação Saudável 2018, que recolheu respostas de 600 indivíduos em Portugal continental, entre os 18 e os 65 anos.

As motivações dos portugueses

O mesmo estudo indica ainda que a faixa etária entre os 18 e os 44 anos é aquela em que se situam os que mais praticam atividades físicas – cerca de 63%. Enquanto os indivíduos entre os 44 e os 65 anos são os que fazem menos exercício (49%).

As motivações são principalmente a manutenção da forma física (64%) ou a saúde (15%). No caso das pessoas que optam por não fazer exercício físico, a maior predominância verifica-se entre mulheres numa faixa etária entre os 45 e os 65 anos e a principal razão apontada é a falta de tempo ou simplesmente não gostar de praticar.

Exercícios para fazer em casa

Com o aproximar do verão as preocupações com o corpo tendem também a aumentar. Recorde a fotogaleria da Notícias Magazine em cima com alguns exercícios que vão ajudá-lo a ficar em forma sem sair de casa.