Texto de Ana Sofia Reis
É comum ver no Instagram uma enorme quantidade de maquilhadores a expor o seu trabalho. No entanto, existe uma nova tendência nessa rede social. “Instaception” consiste, para além da normal aplicação da maquilhagem, em desenhar as margens do Instagram de forma a parecer uma publicação. É essencial que reúna tudo o que se encontra num “post”: o “like”, a caixa de comentários e o símbolo para partilhar a imagem. E tudo isso pintado na cara.
A moda partiu de um “vlogger”. “Tive essa ideia na minha cabeça durante algum tempo. Não a executei tão bem como gostaria, mas tudo bem”, afirmou Dom Ski. Mesmo assim, a invenção tornou-se rapidamente um sucesso entre os “vloggers” e ganhou forma na própria plataforma. James Charles, um maquilhador com 7,4 milhões de seguidores na aplicação, também aderiu à tendência, partilhando uma foto a cumprir o desafio.
Com o tempo, não faltaram artistas a explorar ainda mais a ideia, acrescentando, por exemplo, olhos pintados espalhados pelo rosto. O resto da face não deverá ter maquilhagem para fazer com que a área onde está a pintura sobressaia. Resta saber se a nova moda do Instagram veio mesmo para ficar…
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