Texto de Ana Sofia Reis
A primeira galeria de arte submersa do mundo foi inserida no luxuoso resort Fairmont Maldives Sirru Fen Fushi, composto também por 120 bungalows, nas Maldivas.
O “The Sculpture Coralariun” é da autoria do escultor, ambientalista e fotógrafo inglês Jason deCaires Taylor. A galeria, de aço inoxidável marinho e que exibe uma série de obras de arte escultóricas dentro e fora da água, foi construída de forma a refletir o azul do céu e das águas em redor.
A estrutura é a primeira iniciativa de regeneração de corais da ilha das Maldivas e pretende, através de um revestimento poroso, que a vida marinha a procure como refúgio. O objetivo é que a construção, de seis metros de altura, seja colonizada por algas marinhas ao longo do tempo.
No interior, as esculturas representam formas híbridas de seres humanos, plantas e corais inspirados em espécies endémicas da ilha. Existem também, na instalação, uma série de esculturas de crianças submersas a olhar em direção à superfície, questionando a ameaça que as mudanças climáticas e o aumento do nível do mar representam.
As visitas à galeria, disponíveis várias vezes ao dia, são acompanhadas por biólogos marinhos. À noite, de portas fechadas, um sistema integrado de iluminação faz com que o museu fique iluminado e atraia vida marinha.