Polícia prende mulher que colocava agulhas dentro de morangos

A polícia australiana pôs fim a um mistério que estava a acabar com o setor de produção e venda de morangos, além de gerar terror pelo país. My Ut Trinth, uma mulher de 50 anos, foi presa e está acusada de sete crimes. Entre eles “contaminação de produtos”, segundo informou em conferência de imprensa Jon Wacker, chefe da divisão de Narcóticos e Crimes Graves da Polícia de Queensland.

Nas últimas semanas, a polícia australiana registou 320 casos de sabotagem de morangos no país, que afetaram 68 marcas, 49 delas do Estado de Queensland. A causa: agulhas de costura inseridas dentro da fruta. O trabalho estava a ser feito por My Ut Trinth, uma ex-trabalhadora de uma empresa do setor. A detida pode enfrentar, segundo a polícia, uma pena máxima de dez anos de prisão.

O caso chocou a Austrália por várias semanas. Um homem chegou a ser hospitalizado depois de comer um morango que continha uma agulha. Ut Trinth foi hoje presente a tribunal, em Brisbane, cidade com cerca de 2,3 milhões de habitantes, no Estado de Queensland, no leste da Austrália. À ré foi negada a liberdade condicional, pelo menos, até a próxima audiência, marcada para o final de novembro.

A contaminação da fruta num setor que gera cerca de 160 milhões de dólares australianos (cerca de 98,3 milhões de euros) por ano obrigou a retirar milhares de cestas de morangos dos supermercados. Além disso, os agricultores australianos tiveram que descartar várias toneladas de colheitas. “Esta foi das investigações mais complicadas em que participei”, disse Wacker. A porta-voz da Queensland Strawberry Producers Association, Jennifer Rowling, referiu que esta crise foi “um duro golpe” para o setor.

O homem hospitalizado por comer um morango com uma agulha de costura inserida sofreu lesões de estômago. Na Nova Zelândia, alguns casos isolados também foram detetados nas últimas semanas. As autoridades deste país pararam temporariamente a venda de morangos australianos.