É este o pequeno-almoço das ‘raparigas fit’

Estamos sempre a ouvir que o pequeno-almoço é a principal refeição do dia e deve ser a mais energética, o que não significa que não possa também ser equilibrado e amigo da linha. Por todas estas razões e mais algumas, que tal começar as manhãs assim?

Texto NM | Fotografias da Shutterstock

AVEIA

Numa taça de pequeno-almoço comece por deitar os flocos de aveia, que podem ser simples ou uma granola à base de flocos de aveia integral (pode fazê-la em casa para garantir que não contém açúcares adicionados nem óleos pouco saudáveis).

Sendo rica em hidratos de carbono complexos, de absorção lenta, a aveia vai dar-lhe a energia de que precisa para começar o dia e mantê-lo saciado durante horas, evitando petiscos descontrolados a meio da manhã.

E os benefícios continuam: ajuda a manter os níveis de açúcar estáveis no sangue e a controlar a diabetes, a obesidade e o colesterol; reduz o risco de cancro do cólon; regula o trânsito intestinal; reforça o sistema imunitário. Um superalimento que faz jus ao nome.

LEITE

O passo seguinte é humedecer a aveia com leite magro ou qualquer bebida vegetal da sua preferência: leite de amêndoa, coco, arroz, soja, aveia, quinoa e por aí fora.

Deite o suficiente para cobrir a aveia e prepare-se para acrescentar os toppings que vão tornar a sua taça de aveia única, variada e ainda mais nutritiva a cada dia.

BANANA

Não precisa de ser uma banana grande, nem sequer uma banana inteira, até porque tem fama de ser inimiga das dietas. Porém, umas rodelas ficam lindamente no prato, além de as bananas contribuírem para a sensação de saciedade e melhorarem bastante o humor pelo facto de serem ricas em triptofano (o chamado aminoácido da felicidade).

Claro que as combinações que escolher fazer são essencialmente uma questão de gosto. Mas se não quiser comer banana todos os dias pode ir alternando com uns cubinhos de manga, kiwi ou outro fruto da sua preferência.

FRUTOS VERMELHOS

Amoras, framboesas, morangos, groselhas, mirtilos. Ricos em antioxidantes, vitaminas, minerais e fitoquímicos (substâncias protetoras presentes nos alimentos de origem vegetal), um punhado de frutos vermelhos é essencial para dar colorido – e saúde – ao seu pequeno-almoço.

Ajudam a evitar a formação de mau colesterol e protegem o coração, previnem cancros e alergias, melhoram a proteção imunitária e neutralizam a ação dos radicais livres, o que os torna aliados poderosos na batalha contra o envelhecimento.

ROMÃ

Sim, podíamos tê-la incluído na categoria dos frutos vermelhos, mas as suas propriedades antioxidantes são tão potentes que merece um destaque só dela. Sempre que puder, faça por incluir uns quantos bagos de romã à sua taça de aveia.

Ajuda a prevenir (e tratar) alguns tipos de cancro e doenças cardiovasculares, além de reduzir a hipertensão e o colesterol. Mais: o seu efeito antioxidante e anti-inflamatório torna-a eficaz no combate à diabetes, Alzheimer, disfunção erétil, infeções bacterianas, obesidade, artrite e uma série de outras patologias.

FRUTOS SECOS

Se tiver optado pela granola em vez da aveia simples, pode saltar esta parte ou incluí-la com muita moderação para não ficar com a taça demasiado calórica. Ainda assim, importa incluí-los na refeição da manhã, já que os frutos secos ajudam a controlar a diabetes, o mau colesterol e são ricos em minerais, vitamina E (que mantém a integridade das membranas celulares da pele e mucosas), antioxidantes, ómega 3 (eficaz a reduzir o risco de cancros, hipertensão, doença coronária e acidentes vasculares cerebrais). Ah, e lembra-se do que lhe dissemos acerca das bananas? As amêndoas, em particular, são fontes saudáveis de triptofano.

CANELA

Por último, mas não menos importante, uma pitada de canela. Um estudo da Universidade de Michigan, publicado no jornal Metabolism, concluiu que a canela tem um efeito acelerador no metabolismo, ajudando a queimar gordura.

Os investigadores testaram os efeitos do cinamaldeído, o óleo que dá o sabor à canela, e perceberam que este atuava diretamente nas células adiposas que o organismo acumula e resulta em excesso de peso, pelo que este é o remate perfeito.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.