Papa celebra casamento de surpresa

Texto de Pedro Emanuel Santos

Ele é guarda suíço, o corpo de segurança do Papa, ela é funcionária do Museu do Vaticano. Casaram no sábado, dia 14, na Igreja de Santo Estêvão dos Abissínios, pertíssimo da Basílica de São Pedro, e durante meses esperaram (em vão) por uma resposta do Papa Francisco ao convite enviado para que assistisse à cerimónia.

Foi sem esperança numa aparição do Papa que Luca Schäfer e Letícia Vera subiram ao altar. O que eles não estavam à espera é que Francisco não só tenha aparecido de surpresa, como pedido ao padre responsável pelo casamento para ser ele próprio a presidir ao ritual.

“Gosto muito de vocês. Por isso, vim fazer o vosso casamento”, disse o Papa ao casal ao assomar a igreja.

A história foi revelada pelo padre brasileiro Renato dos Santos no seu Instagram. Era ele que estava destinado a celebrar o casamento de Luca e Letícia. Mas não se importou nada de ser substituído. “Nunca esperei encontrar o Papa numa sacristia”, desabafou o padre Renato ao site Vatican News.

View this post on Instagram

Vim a Roma participar do casamento da querida jovem brasileira Letícia Vera, que trabalhou no Museu do Vaticano, e do noivo, o ex-guarda suíço Luca Elia Maria. Olha quem veio fazer a surpresa! Papa Francisco sempre surpreendendo! #Casamento #LetíciaVera #LucaEliaMaria #PapaFrancisco #Vaticano #Roma #PadreOmar

A post shared by Padre Omar (@padreomaroficial) on

No final da cerimónia, Renato dos Santos ficou à conversa com o Padre Francisco. “Ele contou que um dos motivos que o levou a celebrar o casamento foi o facto de sentir saudades dos tempos de paróquia. Foi de uma simplicidade total”, relatou.

Esta foi a quarta vez que o Papa Francisco, eleito em março de 2013, celebrou um casamento desde que é Sumo Pontífice. Celebrou 20 noivos em simultâneo na Basílica de São Pedro, um casal de surdos e a união entre dois comissários de bordo durante um voo a caminho do Chile.

Luca Schäfer e Letícia Vera foram os mais recentes contemplados com bênção matrimonial papal.