Os dez desafios mais perigosos da Internet

É comum aparecerem, de tempos a tempos, novos jogos virtuais que podem pôr em risco a vida humana. Relembramos os mais arriscados.

Baleia Azul

Apela à automutilação e ao suicídio. Em Portugal, 2017, uma jovem de 18 anos foi para o hospital em estado grave. Foi encontrada com ferimentos perto de uma linha férrea, depois de se ter atirado de um viaduto no Algarve. A rapariga ucraniana tinha a palavra “sim” escrita numa perna, cumprindo dessa forma uma das 50 tarefas de um jogo que levou a muitas mortes a nível internacional.

In My Feelings

Foi o último a tornar-se viral. Consiste em fazer a coreografia da música homónima de Drake, mas com algumas regras: tem que ser feita em cima ou ao lado de veículos em movimento.

O ator Will Smith é o autor do vídeo com mais visualizações mas nem sempre tudo corre bem neste desafio: várias pessoas já foram detidas por causa da brincadeira.

Em Portugal, David Carreira também aderiu à moda e arrisca-se a pagar multa por isso. A PSP desaprova esta prática, por comprometer a segurança dos utentes da via pública.

Neknomination

Surgiu na Austrália mas rapidamente se espalhou pelo mundo. Ingerir 500 ml de bebida alcoólica de uma vez só é no que consiste o desafio. A única regra? Misturar diferentes tipos de bebidas, de forma a provocar inconsciência no jogador. Morreram duas pessoas em Inglaterra por causa deste jogo. Existem ainda casos em que as pessoas acrescentam algo mais do que apenas líquidos: Gavin Hope, britânico, fez um vídeo onde adicionou pimenta, ovos crus e comida de peixe à cerveja com tequila. Além disso, engoliu um peixe vivo, o que fez com que fosse condenado em tribunal.

Fita-cola

Apesar de parecer um jogo inofensivo, pode provocar lesões graves. Alguém amarra os membros inferiores e superiores do jogador, que tem de se soltar o mais rapidamente possível. Os movimentos do participante para se conseguir libertar podem-lhe provocar lesões graves.

O americano Skyler Fish, de 14 anos, foi o caso mais dramático. Cumpriu com o desafio na escola e ao libertar-se acabou por se desequilibrar e bater com a cabeça no caixilho de metal de uma janela. Ficou inconsciente, foi hospitalizado com um aneurisma e perdeu a visão num olho.

Canela

É um jogo antigo. Engolir uma colher, ou mais, de canela sem beber água é o objetivo. O problema é que pode causar problemas respiratórios e de garganta. Há registo de mortes por asfixia.

Água fria

É parecido com o Ice Bucket Challenge, que consistia em despejar um balde de água com gelo sobre a cabeça. Neste caso é preciso mergulhar em águas geladas, correndo o risco de hipotermia ou afogamento.

Sal e gelo

Os jovens colocam sal e cubos de gelo nas mãos e fecham-nas com força. O jogador que aguentar mais tempo a dor vence. O desafio é passível de provocar cicatrizes e queimaduras de segundo e terceiro grau. As lesões podem ser definitivas se as queimaduras atingirem os nervos, tornando coisas simples como escrever, pegar em objetos pequenos ou abotoar roupas impossíveis de realizar.

Asfixia

Tem que haver, pelo menos, duas pessoas para cumprir o desafio. Com a ajuda do outro participante, o jogador pede que este pressione os seus pulmões até expulsar todo o ar do corpo de forma a ficar inconsciente. Há ainda relatos de jovens que cortam o fluxo de oxigénio usando um saco de plástico na cabeça, ou uma almofada a tapar o nariz e a boca, novamente com a ajuda de outra pessoa. Este jogo é procurado por que tem curiosidade em recriar a sensação de desmaio. O número de óbitos é cada vez mais alto – nos Estados Unidos da América já morreram 672 pessoas graças a este desafio.

Fogo

Objetivo: despejar líquidos inflamáveis pelo corpo e pegar-lhe fogo. As queimaduras são quase automáticas, e uma viagem para o hospital é quase certa.

O vídeo de um rapaz do Kentucky, EUA, foi um dos mais visualizados. O jovem sofreu queimaduras de terceiro grau e partilhou o desafio na Internet para que sirva de exemplo.

Preservativo

Encher um preservativo com água, como se fosse um balão, dar-lhe um nó e fazê-lo cair sobre a cabeça. Parece divertido de gravar e partilhar nas redes sociais, mas tem um lado muito perigoso, já que o rebentamento do preservativo pode levar à asfixia.