Os acontecimentos que vão marcar 2018

Texto de Ricardo Santos

1. O FIM DOS CASTRO

Com a morte de Fidel e a passagem – que se quer tranquila e democrática – de Cuba a um novo estádio da sua história, é a vez de Raul Castro abandonar os comandos da ilha caribenha. Vai ser a 24 de fevereiro que o irmão de El Comandante abandona o cargo de presidente do país, após quase 60 anos de liderança castrista em Cuba. Que ano será este para os cubanos?

2. O ANO DO CÃO

3. JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO

O primeiro grande acontecimento desportivo do ano é já a 9 de fevereiro. Na cidade de Pyeongchang, na Coreia do Sul – e com duração até 25 do mesmo mês –, terão início os Jogos Olímpicos de Inverno. Será a primeira vez nesta competição que mais de cem diferentes provas irão decorrer.

4. MULHERES AO VOLANTE

Parece uma notícia do início do século XX e não de 2017, mas a verdade é que a 24 de junho de 2018 as mulheres sauditas vão ter autorização para conduzir pelas estradas do país. Para o caso de alguém não ter percebido, é mesmo verdade. Já com mais de década e meia de século XXI há um país que legisla sobre o direito das mulheres a conduzir.

5. MUNDIAL DE FUTEBOL

Ainda andamos com o golo do Eder a vibrar nas recordações e é já neste verão que a seleção nacional defutebol volta aos grandes palcos. Será na Rússia, o país organizador do Campeonato do Mundo de Futebol. Portugal está no grupo B, tendo como adversários Espanha, Marrocos e Irão.

6. FESTA NO BÁLTICO

Vai haver animação, discursos, pompa, circunstância e álcool com fartura nas celebrações dos 100 anos dos estados da Estónia, da Letónia e da Lituânia. Bom motivo para reservar já os bilhetes de avião e consultar o programa de festas.

7. MARDI GRAS

Se há bom ano para visitar New Orleans é 2018. A cidade comemora os 300 anos da fundação e a lista de eventos para todo o ano é extensa. Os maiores festejos estão marcados para o grande momento de New Orleans, o Mardi Gras (9 a 13 de fevereiro).

8. NELSON MANDELA

Faria 100 anos a 18 de julho de 2018 o último grande estadista do planeta. Para homenagear o pai da nova África do Sul, um comité governamental tem planeado uma agenda de eventos festivos. Honrar a memória e preparar o futuro são os objetivos.