Os acontecimentos que vão marcar 2018

Do desporto à política, da sociedade ao insólito, há oito acontecimentos que em 2018 despertarão a atenção de milhões de pessoas e que poderão ter consequências práticas na vida de cada indivíduo em diversos pontos do mundo.

Texto de Ricardo Santos

1. O FIM DOS CASTRO

Com a morte de Fidel e a passagem – que se quer tranquila e democrática – de Cuba a um novo estádio da sua história, é a vez de Raul Castro abandonar os comandos da ilha caribenha. Vai ser a 24 de fevereiro que o irmão de El Comandante abandona o cargo de presidente do país, após quase 60 anos de liderança castrista em Cuba. Que ano será este para os cubanos?

2. O ANO DO CÃO

Cerca de uma semana antes da transição cubana, vai acontecer na cidade chinesa de Yulin o Festival de Líchias e Carne de Cão. É em fevereiro e são esperados milhões de visitantes. Na edição passada, entre dez e quinze mil cães foram consumidos no evento, apesar dos protestos de defensores dos animais de todos os cantos do mundo. A dúvida para este ano – que será o Ano Chinês do Cão – é se o festival irá ou não acontecer. Tudo indica que sim.

3. JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO

O primeiro grande acontecimento desportivo do ano é já a 9 de fevereiro. Na cidade de Pyeongchang, na Coreia do Sul – e com duração até 25 do mesmo mês –, terão início os Jogos Olímpicos de Inverno. Será a primeira vez nesta competição que mais de cem diferentes provas irão decorrer.

4. MULHERES AO VOLANTE

Parece uma notícia do início do século XX e não de 2017, mas a verdade é que a 24 de junho de 2018 as mulheres sauditas vão ter autorização para conduzir pelas estradas do país. Para o caso de alguém não ter percebido, é mesmo verdade. Já com mais de década e meia de século XXI há um país que legisla sobre o direito das mulheres a conduzir.

5. MUNDIAL DE FUTEBOL

Ainda andamos com o golo do Eder a vibrar nas recordações e é já neste verão que a seleção nacional defutebol volta aos grandes palcos. Será na Rússia, o país organizador do Campeonato do Mundo de Futebol. Portugal está no grupo B, tendo como adversários Espanha, Marrocos e Irão.

6. FESTA NO BÁLTICO

Vai haver animação, discursos, pompa, circunstância e álcool com fartura nas celebrações dos 100 anos dos estados da Estónia, da Letónia e da Lituânia. Bom motivo para reservar já os bilhetes de avião e consultar o programa de festas.

7. MARDI GRAS

Se há bom ano para visitar New Orleans é 2018. A cidade comemora os 300 anos da fundação e a lista de eventos para todo o ano é extensa. Os maiores festejos estão marcados para o grande momento de New Orleans, o Mardi Gras (9 a 13 de fevereiro).

8. NELSON MANDELA

Faria 100 anos a 18 de julho de 2018 o último grande estadista do planeta. Para homenagear o pai da nova África do Sul, um comité governamental tem planeado uma agenda de eventos festivos. Honrar a memória e preparar o futuro são os objetivos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.