Partilharam as suas histórias e mostraram a muitas mulheres doentes que não estão sozinhas. A Notícias Magazine reuniu algumas das celebridades que fintaram a doença.
Seis letras apenas, um diagnóstico assustador. Cancro. Todos os anos, são detetados cerca de seis mil novos casos de cancro da mama em Portugal. A doença, que mata 1500 mulheres anualmente, agride um órgão repleto de simbolismo, na maternidade e na feminilidade.
Dizer, em voz alta, “eu tenho cancro” é o primeiro grande desafio de quem procura vencer a doença. E um verdadeiro murro no estômago para familiares e amigos. A apresentadora de televisão Bárbara Guimarães, de 45 anos, foi a última figura pública a assumir a doença, nas redes sociais.
Meus queridos,A todos quero comunicar:Tenho cancro de mama.Os meus trunfos…
Publicado por Bárbara Guimarães em Sexta-feira, 17 de agosto de 2018
Em poucas horas, mais de 1700 comentários de força e esperança. Felizmente, há muito que o diagnóstico do cancro da mama deixou de equivaler a uma sentença de morte. Em Portugal, a taxa de sobrevivência cinco anos após a descoberta da doença ronda os 80%, em linha com a média europeia.
Mas a vigilância continua – e continuará – a fazer toda a diferença para que cada vez mais mulheres consigam trocar as voltas à sentença. Eis algumas das figuras públicas que, depois de receberem a má notícia, assumiram o problema e conseguiram vencê-lo.