Obrigada a amamentar de pé porque ninguém lhe cedeu o lugar

Texto de Ana Sofia Reis

Kate Hitchens, bloguista de 32 anos, viajava para casa em Wickford, Reino Unido, na hora de ponta num dia da semana. Os passageiros viram-na a amamentar o filho, Charlie, de seis meses, mas nem isso fez com que alguém tomasse a iniciativa de lhe ceder o lugar. Os 35 minutos de viagem foram cumpridos em pé.

A bloguista usou as redes sociais para demonstrar o desagrado com a falta de delicadeza das pessoas. Apesar de ter o direito de pedir a alguém o lugar, não achou que fosse o mais correto, uma vez que os outros passageiros deveriam fazê-lo por vontade própria. “Qual o problema em ver uma mãe ficar em pé, num comboio em movimento, a amamentar um bebé de seis meses, contorcendo-se com os seus nove quilos?”, escreveu ironicamente num post do blogue “Hitchens’ Kitchen”, onde habitualmente aborda a introdução de outros alimentos na vida de Charlie, mantendo o leite materno.

No entanto, a situação no comboio deixou-a envergonhada e confusa. “Tinha planeado estar em casa à hora de alimentar o meu filho, mas o comboio em que iria foi cancelado. Apesar de não amamentar com muita frequência, quando o faço, tento ser discreta. Mas todos podiam ver o que estava a fazer. Senti-me desconfortável, visto que o Charlie também estava irrequieto”, relata a mãe do bebé. “Quando uma adorável senhora se levantou para me oferecer o seu assento, outro passageiro sentou-se nele, colocou os fones nos ouvidos e fechou os olhos”, conta Kate Hitchens, irritada com o sucedido.

“Isto nem é sobre amamentação apenas, mas sobre ser gentil e mostrar alguma cortesia. Se eu visse alguém, fosse com um bebé, com mochilas pesadas ou uma pilha de livros, eu daria o meu lugar”, rematou.