Neymar cria desafio em que quem cai não é ele

REUTERS/John Sibley

Texto de Pedro Emanuel Santos

Pode ter fama de simulador de faltas – e o recente Mundial de Futebol muito contribuiu para isso -, mas fair play não lhe falta. O futebolista brasileiro Neymar publicou um vídeo em que é o protagonista de uma brincadeira na qual obriga um grupo de crianças a fingir quedas. Literalmente. Surpreendente é o facto de, desta vez, não ser Neymar a conjugar o verbo cair na primeira pessoa.

Uma resposta divertida à onda de críticas de que Neymar tem sido alvo, sobretudo depois da apagada participação no Campeonato do Mundo.

Nas imagens, é possível ver Neymar rodeado por um grupo de miúdos no interior do que parece ser uma garagem. O atleta conta até três e grita “é falta”. Então, dada a ordem, a criançada atira-se para o chão, divertida e no meio de gargalhadas. A brincadeira até já foi batizada e tudo: chama-se #challangedafalta.

https://www.instagram.com/p/BlZflzcA9v0/?taken-by=neymar_brunetes

Aquela que parece ser a resposta humorada do avançado do Paris Saint-Germain à avassaladora onda de críticas de quem tem sido alvo nos últimos tempos por ser considerado o rei do fingimento nos relvados foi lançada na conta de Instagram de um clube de fãs de Neymar. A publicação atingiu milhares de visualizações poucas horas após tornar-se pública. E o número não pára de crescer.

Mesmo assim, ainda está longe do sucesso do Neymar Challenge, desafio lançado na internet ainda durante o Mundial e que tem como foco levar as pessoas a imitarem as falsas simulações de Neymar após entradas supostamente faltosas dos adversários.

De acordo com o site brasileiro esporte.ig, o país que mais aderiu ao Neymar Challenge foi o México. E a razão é fácil de entender. Durante o Brasil-México referente aos oitavos-de-final do Mundial, que os brasileiros venceram por 2-0, Neymar sofreu uma aparente pisadela do mexicano Layún, ex-jogador do FC Porto, e demorou dois minutos a levantar-se. Uma quase eternidade que muito contribuiu para elevar a fama da estrela canarinha a um patamar pouco simpático de fama.