Mulher carrega cão durante seis horas para o salvar

Texto de Ana Sofia Reis

Há dias em que um cão não pode sair de casa. Boomer que o diga. No início de julho, o springer spaniel inglês caiu num buraco de 30 metros, acabando por se perder dos donos numa montanha de Idaho, E.U.A.. No entanto, quando já se temia o pior, Tia Vargas, uma americana que explorava a serra com o pai, encontrou-o.

“Os seus olhos estavam super inchados. Todo o corpo estava inchado”, contou Tia Vargas à “ABC News”, descrevendo, com pormenor, o estado físico de Boomer: “Ele estava muito desidratado. Tinha cortes e arranhões na barriga e na cabeça. Estava em péssimas condições”.

Apesar de se encontrar muito desgastada pela longa caminhada que já havia realizado, Tia não pensou duas vezes. Resgatar o cão e devolvê-lo aos donos passou a ser o objetivo. Só que essa missão revelou-se extremamente dura.

“Perdemo-nos duas vezes. Não conseguimos encontrar o trilho. Chegou a um ponto em que tínhamos rio dos dois lados”, recorda.

Nessa altura, e perante a condição física de Boomer, Tia não teve alternativa: carregou os 25 quilogramas de peso do springer spaniel inglês aos ombros, ajudada pela boa disposição do pai, mas com a neve a dificultar-lhe a vida.

Mais de seis horas depois, conseguiram chegar ao final da montanha. E foi aí que souberam, através de um panfleto, que os donos de Boomer estavam desesperados à sua procura. Um contacto telefónico promoveu o reencontro, mas, surpresa das surpresas, os donos de Boomer, comovidos com a atitude de Tia e de malas feitas para o Arizona, decidiram que o cão deveria ficar com a heroína da história.

Após uma ida ao veterinário, Boomer foi recebido de braços abertos no novo lar pelos filhos de Tia Vargas.