5 formas de ficar mais motivado para treinar

Uma das resoluções de ano novo mais comuns é começar a fazer exercício, ter uma vida mais saudável, inscrever-se num ginásio. Durante o primeiro mês, até resulta mas, entretanto começam as surgir as desculpas, a preguiça, o trabalho que se acumula, uma ou outra dor. Há que combater a inércia ou o cansaço e fazer do exercício físico uma prioridade. Pelo bem-estar e saúde do nosso corpo e mente.

Texto de Ana Patrícia Cardoso | Fotografia Shutterstock

Estes são alguns truques para manter a motivação inicial e conseguir fazer do exercício físico uma rotina a longo prazo.

DEFINA OBJETIVOS

Definir objetivos reais e adequados à sua forma física é uma das medidas essenciais para levar o seu treino avante. Em vez de dizer «quero andar mais» ou «quero começar a correr mais vezes», diga antes «vou andar duas ou três vezes por semana». Mesmo que sinta que consegue mais uma hora, mais um quilómetro, se está a começar, não defina objetivos irrealistas. Não vai conseguir correr uma maratona se começou há apenas um mês.

PLANEIE ANTECIPADAMENTE

Imprevistos ou combinações de última hora acontecem a todos. É normal que, por vezes, não consiga treinar porque surgiu algo inesperado. Mas, no geral, a falta de treino deve-se à má gestão de tempo. Planeie antecipadamente e encare o exercício como um compromisso importante. Se treina longe de casa, leve consigo o que vai precisar. Ao fim do dia, está muito cansado para treinar, então comprometa-se a ir de manhã, antes do trabalho. Tenha em consideração todos estes pormenores para não se tornarem «as desculpas» para saltar um dia de treino.

FAÇA TREINOS MAIS PEQUENOS

Entre trabalho, casa, atividades, família ou amigos, a verdade é que temos cada vez menos tempo livre. Por vezes, aquela hora é necessária para outras coisas. No entanto, a verdade é que cada vez mais ginásios estão a adotar os treinos de 30 minutos. Um estudo do Health and Fitness Journal revelou que esta é a tendência de exercício para 2018. Já viu o tempo que pode poupar?

TENHA UM PARCEIRO DE TREINO

Treinar com outra pessoa não só torna o exercício mais divertido como também nos dá responsabilidade acrescida para comparecer (afinal, está combinado). O ideal é treinar com alguém que esteja em melhor forma para lhe dar a motivação extra para se superar. Encontrar o parceiro ideal não é fácil, mas faça a experiência com pessoas próximas que também treinem e vai ver que o tempo vai passar mais rápido.

DÊ UMA RECOMPENSA

Começar a treinar não é fácil. Exige perseverança, empenho e um esforço grande, tanto a nível físico como mental. Quantas vezes sentiu-se cansado, só queria dormir mas obrigou-se a ir ao ginásio, a correr ou fazer aquela aula? Esta dedicação merece ser recompensada quando os resultados começam a notar-se. Perceba o que lhe dá prazer e faça por ter esse momento para si. Uma roupa mais sensual, uma ida ao restaurante favorito, tanto faz. O que importa é que alcançou o objetivo a que se propôs, por isso, está de parabéns.

 

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