O Mickey faz 90 anos mas continua todo pimpão

Texto de Filomena Abreu

Chama-se Michael Theodore Mouse, mede 68 centímetros e pesa aproximadamente dez quilos. Porque falamos dele? Porque faz este domingo 90 anos. E se acha que não o conhece desengane-se. É que este é o bilhete de identidade do rato mais famoso do Mundo, o Mickey Mouse.

A data justifica exposições um pouco por todo o Mundo e edições especiais de roupa e de diversos artigos, como máquinas fotográficas. Não é para menos. A mascote da Disney sopra muitas velas e deve ser difícil encontrar quem não o conheça ou quem não goste dele.

O Mickey nasceu por acaso, quando o produtor Walt Disney se viu obrigado a encontrar um substituto para um dos seus primeiros sucessos, Oswald, o Coelho Sortudo, devido a uma questão de direitos de autor. Na altura, o homem para quem Walt desenhou o pequeno boneco, roubou-lhe as personagens, a equipa e as encomendas, porque as mesmas não tinham sido assinadas em seu nome.

O Mickey nasceu por acaso, quando o produtor Walt Disney se viu obrigado a encontrar um substituto para um dos seus primeiros sucessos, Oswald, o Coelho Sortudo, devido a uma questão de direitos de autor.

O irmão de Walt, com quem o produtor trabalhava, ficou aflito. Mas Walt tranquilizou-o. Nessa altura já tinha outra personagem em mente: o Mickey Mouse. Em 1954 Walt Disney tinha consciência que havia criado a sua estrela da sorte: “Só espero que nunca percamos de vista uma coisa: tudo começou com um rato.”

O Mickey estreou-se no filme sonoro “Steam boat Willie”, que aliás foi o primeiro desenho animado sonoro, apresentado no Colony Theatre em Manhattan, Nova Iorque, precisamente a 18 de novembro de 1928.

À espera estava uma enorme plateia que aguardava ansiosamente pela primeira aparição de Mickey Mouse, a bordo de um navio a vapor, comandado por um inimigo, o Bafo de Onça! Curiosamente, a primeira voz do Mickey foi feita pelo próprio Walt Disney, algo que aconteceu até 1946 (atualmente é Bret Iwan quem empresta a voz ao Mickey).

Foi à volta do Mickey que a Disney se tornou um império, com os filmes e os parques de diversão que atraem milhares de pessoas, todos os anos. Ah, mas no início o rato não tinha um nome tão amistoso. Chamava-se Mortimer. Porém, a mulher do cineasta conseguiu mudar-lhe as ideias, por achar que era um nome muito pesado para uma personagem que tinha um ar tão simpático.

No início, o famoso rato chamava-se Mortimer.

Quando o Mickey celebrou 50 anos teve direito a uma estrela no Passeio da Fama em Hollywood e tornou-se o primeiro desenho animado a receber essa homenagem. Contudo, já antes e mesmo depois dessa data, Mickey e o seu autor foram distinguidos com inúmeros prémios.

Há mais factos curiosos sobre o Mickey. Por exemplo: inicialmente o Mickey fumava e bebia. Quando Walt percebeu o impacto que a sua criação tinha na sociedade acabou por torná-lo um ratinho saudável e esses vícios desapareceram para sempre. O seu focinho também foi mudando ao longo do tempo, acabando por se tornar mais redondinho.

Quando o Mickey celebrou 50 anos teve direito a uma estrela no Passeio da Fama, em Hollywood, e tornou-se o primeiro desenho animado a receber essa homenagem.

Já em 1998 a imagem de Mickey passaria a ser do domínio público – nos Estados Unidos a proteção dos direitos de autor é válida durante 80 anos. Devido à popularidade da personagem animada o Congresso acabou por aprovar uma lei que ficou conhecida como “Lei Mickey” – alargando por mais 20 anos esses direitos a todas as obras que ainda não tivessem caído no domínio público.

E, como todos sabem, o Mickey tem uma família da qual fazem parte o fiel amigo Pluto e, claro, os amigos inseparáveis: Pateta, Daisy e Donald. Sim, falta a Minnie. E caso não saiba eles são de facto casados. Só vivem em casas separadas porque, segundo o autor, são um casal moderno.