Menina sem mãos vence concurso de caligrafia

DR

Texto de Ana Sofia Reis

Anaya Ellick é uma menina que nasceu sem mãos e já venceu duas edições do concurso de caligrafia Nicholas Maxim, nos Estados Unidos da América. Aos sete anos, quando frequentava o primeiro ano de escolaridade, ganhou o prémio pela primeira vez. Agora, dois anos depois, repetiu o triunfo, arrecadando um certificado, um troféu e cerca de 800 euros.

O concurso conta com cerca de 50 estudantes de diferentes escolas americanas. Anaya não era a única com limitações na competição. No entanto, foi a vencedora. E fez questão de triunfar sem utilizar as próteses. Considerou-as um obstáculo. “Como não as queria usar, começou a aprender muitas coisas sem elas, como escrever e desenhar”, contou a mãe, Bianca Middleton.

O braço direito segurava o lápis e o esquerdo prendia a folha. Foi dessa forma que Anaya escreveu a caligrafia da vitória. Através de uma boa dose de esforço e dedicação, e com uma belíssima letra, a estudante do terceiro ano do colégio Greenbrier Christian, na cidade de Chesapeake, na Virgínia, convenceu os jurados. Anaya Ellick sempre acreditou que seria possível repetir o sucesso de 2016. “Eu senti que poderia fazer isto”, disse, radiante, em entrevista a WVEC-TV.

“O merecido primeiro lugar de Anaya lembra-nos o que a determinação e o trabalho árduo podem alcançar. Estamos bastante orgulhosos dela e das suas realizações. Parabéns Anaya pela tua conquista. Tu inspiras-nos a todos”, escreveram na página de Facebook do colégio. Por seu turno, Sarah Cannady, professora de Anaya Ellick, vê na estudante um exemplo de superação para os colegas de turma.