Uma menina amputada, uma prótese e a reação de amizade que correu o mundo

Texto de Ana Sofia Reis

Anu teve que amputar uma das pernas logo após o nascimento. Os pais sempre tiveram a preocupação de dar à filha uma vida o mais normal possível, para se sentir igual a qualquer criança da sua idade.

Aos sete anos conseguiu a prótese que precisava, disponibilizada pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido. Esta instituição recebeu em 2016 um fundo de 1,5 milhões de libras (à volta de 1.655 milhões de euros) para o desenvolvimento de aparelhos que permitam a crianças amputadas uma maior diversidade de atividades, tais como correr, brincar e nadar. Desta forma, Anu acabou por ganhar um equipamento desenhado para si.

Quando regressou à escola, em Birmingham, já com a prótese cor-de-rosa, os colegas receberam-na com muito carinho e alguma curiosidade. Sem complexos, Anu mostrou a prótese aos amigos. Estes, radiantes, convidaram-na de imediato para brincar. Correr e andar de mãos dadas com as outras crianças foi logo o que fez, transbordando felicidade. Uma lição para todos, sobretudo para os adultos.

Anu es una niña de 7 años y asiste a una escuela en Birmingham. Mira lo que pasa cuando la pequeña le enseña su nueva pierna ortopédica a sus amigas. ¡Simplemente hermoso!

Publicado por Factiko em Sexta-feira, 5 de maio de 2017