Receitas 2 em 1: rolos de maçã e canela e tarte de frango e legumes

Massa de tarte (duas porções)

1. Misturei a farinha com o azeite e o vinagre e amassei bem (a massa deve ficar maleável; se necessário, pode juntar um pouco de água ou um pouco mais de farinha).
2. Deixei repousar cerca de dez minutos.
3. Dividi em duas partes.

Ingredientes:
200 g farinha (pode usar metade integral)
2 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de vinagre

Tarte de frango e legumes

Ingredientes: 100 g peito de frango; q.b. sumo de limão; 1 colher de sobremesa de azeite; 1/2 tomate; 2 colheres de sopa de cebola picada; 1/4 curgete; 1 parte da massa para tarte (uma pessoa)

Preparação: Temperei o frango partido em pequenos pedaços com sumo de limão. Num tacho coloquei o azeite e o frango, mantendo sempre em lume brando. Quando o frango alourou, adicionei o tomate picado, a cebola e a curgete em palitos pequenos. Programei o forno a 190° C. Deixei cozinhar a gosto, até todo o líquido evaporar. º Estendi a massa e forrei um recipiente próprio para ir ao forno e recheei-a com o frango (pode enfeitar com um pouco mais de massa, se desejar). Levei ao forno cerca de 35 minutos, ou até a massa estar cozida.

Rolos de maçã e canela

Ingredientes: 1 parte de massa para tarte; 1 maçã; q.b. sumo de limão; q.b. canela; 2 tâmaras; 2 colheres de chá de avelãs picadas (uma pessoa)

Preparação: Programei o forno a 190° C. Lavei e descasquei a maçã, depois piquei-a e reguei-a com sumo de limão. Piquei também as tâmaras. Estendi a massa de modo a obter um retângulo, que cortei ao meio (pelo lado maior), de modo a obter dois pedaços compridos que recheei com a maçã, as tâmaras, as avelãs e a canela. Enrolei, pressionando um pouco, e coloquei em formas de queques. Foi ao forno, cerca de 35 minutos, ou até a massa cozinhar. Servi polvilhado com mais canela.