Maquilhagem sem margem para borrões: um look radiante até ao fim do dia

Texto de Sara Oliveira

Visuais frescos e naturais, embora com cor, são a tendência no que respeita a maquilhagem que se quer duradoura e perfeita no dia-a-dia e em ocasiões especiais. Lágrimas, ou o telemóvel encostado ao ouvido e a parte do rosto, podem ameaçar o aspeto incólume e até manchar a make-up, mas há formas de a preservar por mais tempo.

Com o passar das horas, a base tende a desvanecer-se, os olhos parecem consumir a cor colocada nas pálpebras e os lábios pintados marcam o guardanapo ao almoço, beliscando a imagem desejada. Mas Paulo Almeida, diretor de formação da MAC Europa, troca os segredos da maquilhagem por miúdos, deixando perceber que estar impecável durante toda a jornada não é missão assim tão complicada.

Tudo começa pela escolha de um “hidratante que seja mais rico em água do que em creme porque, se ficar em excesso na pele, a base não vai agarrar e não vai durar tanto tempo”. Depois, recomenda o uso de bases de longa duração: “A MAC já tem algumas que chegam a durar 24 horas, que são feitas para aplicar de manhã, ir trabalhar e não se preocupar mais com isso”. Colocada a base, um truque a reter: “Aplicar um bocadinho de pó em pontos-chave do rosto para fixar a base e retirar os brilhos”.

Seguem-se os olhos, a zona a que se deve dedicar mais atenção, pois dão o mote à expressão, privilegiando “sombras em pó que duram muito mais do que as versões em creme”. Outra dica passa por “usar um preparador para os olhos que faz com que as sombras agarrem à pálpebra, como que colocando cola num papel e depois glitter por cima”, acrescenta Paulo.

As sombras em pó “duram muito mais do que as versões em creme”

Para as pestanas existem máscaras à prova de água, mas o maquilhador não é muito apologista dessa solução. Explicação? “A máscara deve ser sempre limpa, assim como qualquer resíduo de maquilhagem, e a máscara à prova de água vai ser difícil de tirar.”

Lábios carnudos e bem tratados pedem batons também de longa duração. Da marca que representa, Paulo Almeida recomenda os Retro Matte líquidos, que prometem durar “cerca de 12 horas sem retoque”. E caso se sintam os lábios muito secos, há dicas clássicas a considerar: “Primeiro, podemos usar um lápis de lábios, não só para perfilar como também para preencher ligeiramente os lábios, e depois aplicar o batom por cima. Este truque é mais velho do que o tempo e ajuda a ter uma textura à qual se vão agarrar as partículas do batom”.

Outro passo consiste em “usar preparador também para os lábios, criando uma película à qual o batom vai agarrar, tal como com as sombras nos olhos”. E assim também não se arrisca, por exemplo, a marcar o rosto de quem se beija.

Menos é mais
O blush é o pormenor com menos segredos pois, explica Paulo Almeida, “tem mais a ver com a textura e o tipo de pele: se tivermos uma pele normal ou seca, qualquer coisa que se ponha em cima vai durar mais; já numa pele mais oleosa vai quebrar o que se puser por cima”.

É por isso que a também maquilhadora Lucília Lara aposta sempre num “primer [preparador] adequado” à necessidade da pele. “No caso de uma pele oleosa use um creme hidratante ‘matte control’ que vai dominar a oleosidade e evitar excesso de brilhos. O primer fecha os poros com uma espécie de cera incolor para a pele ficar mais lisa.”

Já em peles mais secas, “o ideal é um sérum hidratante com mais luminosidade.” Afinal, “uma pele oleosa não é bonita, mas uma tez luminosa é”. Uma pele cansada ou mais madura exige outros cuidados e Lucília indica o sérum intensivo de Spirulina da Esthederm como opção a considerar para ganhar vitalidade.

Habituado a lidar com leigos na matéria, Paulo Almeida alerta para o facto de, na maioria das vezes, haver tendência a usar “demasiado produto”, aconselhando que se façam as coisas ao contrário.

“Aplicar primeiro a base no rosto todo e só depois o corretor de olheiras apenas nos sítios onde é precisa essa cobertura extra”

“Aplicar primeiro a base no rosto todo e só depois o corretor de olheiras apenas nos sítios onde é precisa essa cobertura extra, embora as bases que existem no mercado já cubram olheiras sem necessidade de muita coisa.” Menos é mais na hora de se preparar ao espelho, usando com conta, peso e medida os produtos adequados para o seu perfil e, claro, de acordo com o gosto pessoal.