Mágico Helder Guimarães em Portugal para desvendar mundo dos “burlões e batoteiros”

Foto de Ger Ger

De Portugal para Hollywood e de Hollywood para Portugal. Helder Guimarães, o mágico português que foi consultor do filme "Ocean's 8", está de volta a solo lusitano para apresentar o seu mais recente espetáculo. Depois de conquistar o Estoril, “Ponto de Fuga” foi recentemente apresentado em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva.

Tendo por base episódios reais, a criação de Helder Guimarães desafia o público a acompanhá-lo, durante uma hora e vinte, enquanto monta e desmonta algumas práticas de ilusão que existem à margem da lei. O mágico revela mesmo que o espetáculo se pode tornar útil para quem sofreu, ou poderá vir a sofrer, alguma tentativa de ilusão “mafiosa”. Mas não vamos desvendar tudo. Apenas que “as pessoas que são vítimas acabam por perceber um bocadinho melhor como é que as coisas funcionam”, refere.

Na verdade, o espetáculo roça a mesma temática do filme “Ocean’s 8”. À Notícias Magazine, Hélder Guimarães descreveu como “incrível” a experiência de trabalhar com as atrizes Sandra Bullock e Cate Blanchett. “Foram pessoas completamente disponíveis para o trabalho. Muito curiosas por saber como é que funciona a questão do engano, a nível da prática mas também da psicologia.”

Depois da apresentação em Leiria, a digressão prossegue pelo país. No dia 16 de junho, no Casino de Tróia. A 6 de julho, no Cine Teatro de Estarreja. E, por fim, de 18 a 21 de julho, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto. Oportunidades para ver aquele que já foi distinguido como Campeão Mundial de Magia.