Liberte-se dessa energia negativa de uma vez por todas

(Fotos: Shutterstock)

CORTE COM GENTE TÓXICA

Se somos a média das cinco pessoas com quem passamos mais tempo, porquê estar com gente queixosa e que nos arrasta para o fundo quando podemos estar com outras que nos estimulam a crescer? Rodeie-se de otimistas organizados, bem-sucedidos, que lhe queiram bem: verá a volta que a sua vida vai levar. A amizade é um laço profundamente transformador.

TREINE REGULARMENTE

É a Organização Mundial de Saúde que o diz: meia hora de exercício físico todos os dias reduz o risco de morte prematura, doença cardíaca, diabetes, hipertensão arterial, excesso de peso e mais umas quantas maleitas modernas. Ao mesmo tempo, liberta endorfinas que nos acalmam e enchem de felicidade e prazer. De que é que está à espera para correr com esse peso que traz em cima?

ACREDITE EM SI

Está empancado num momento espinhoso que o faz pôr em causa as suas capacidades? Acredite: vai superar isso com toda a certeza, não há porque duvidar. E não só vai conseguir fazê-lo, como o facto de sair da sua zona de conforto fará sobressair um potencial que nem imaginava que tinha. Nunca deixe que lhe digam que não é capaz do que quer que seja, porque é. Capaz de tudo.

PASSEIE NA NATUREZA

Não há como a natureza para nos limpar de cargas negativas: segundo um estudo da Universidade de Edimburgo, na Escócia, uma caminhada revigorante em parques, jardins ou outros espaços verdes com árvores reduz a frustração e proporciona um maior envolvimento nas tarefas do dia-a-dia. E o melhor é que bastam uns minutos, pelo que a falta de tempo não serve como desculpa.

EVITE GASTOS IMPULSIVOS

Um mimo de vez em quando é saudável – muito diferente de se comprar compulsivamente, como um vício, tentando preencher vazios emocionais sem que haja uma verdadeira felicidade com o que se comprou. Até pode aliviar no momento, porém dará rapidamente lugar a sentimentos de frustração e culpa que perpetuam o ciclo. Prefira investir em viagens e outras experiências memoráveis.

FELICIDADE DE DENTRO PARA FORA

Há quem passe a vida a correr em busca da felicidade e depois há as pessoas positivas, que entendem a felicidade como um estado interno que lhes traz paz e harmonia, sem depender de estímulos exteriores. A melhor forma de conseguir alcançá-la? Pôr o foco no que é realmente importante, mostrando gratidão pelo que se tem e respeito por si e pelas diferenças dos outros.

NÃO PROCURE APROVAÇÃO

Depender do que os outros pensam de nós é meio caminho para nos deixarmos paralisar, sempre receosos das críticas e desaprovação alheias. Steve Jobs, o fundador da Apple, afirmava que não podemos permitir que o ruído das opiniões dos outros abafe a nossa voz interior e é mesmo assim. Ser lisonjeado é bom, faz bem, desde que o nosso bem-estar não se vincule a isso.

APRENDA A RELAXAR

Ninguém é perfeito, então talvez seja preferível ir mais devagar, escutar o que o corpo lhe pede e simplesmente descontrair. Tão importante como ser eficaz no trabalho é saber dizer «não» nas alturas certas, concentrando-se nas suas prioridades e prazeres sem querer agradar aos outros a todo o custo. Relaxe.

ACEITE OS REVESES

Por vezes, a vida atinge-nos com mais emoções negativas do que as que nos parece ser possível suportar, mas se tudo acaba rapidamente – até isso por que está a passar agora – para quê entrar em desespero? Falhanços existem para nos moldar e dar-nos a conhecer a matéria de que somos feitos. Perceber como podemos melhorar com os erros faz-nos evoluir. Já Winston Churchill dizia que «sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo».

PENSE POSITIVO

Podemos facilmente descontrolar-nos por pensamentos negativos, mas é uma escolha nossa substituí-los por outros que nos elevem o estado de espírito, lancem um olhar construtivo sobre as situações difíceis e nos permitam encarar os obstáculos como possibilidades em aberto. Pessoas positivas responsabilizam-se sempre pelo que lhes acontece e concentram-se nas coisas ao seu alcance que podem ser melhoradas.