Jogo virtual deteta Alzheimer

Texto de Ana Sofia Reis

O “Sea Hero Quest” é um aplicativo, desenvolvido por investigadores britânicos, que tem como objetivo diagnosticar casos de Alzheimer em apenas cinco minutos. Ou seja, serem detetados mesmo antes de os sintomas mais graves aparecerem.

Em 75 níveis e com diferentes áreas temáticas, o jogo consiste num marinheiro que navega à procura de memórias perdidas do pai.

O sentido de orientação é um dos primeiros sintomas de demência. A cada três segundos é descoberto um novo caso. Ajudar os cientistas a diagnosticar a doença o mais cedo possível e encontrar tratamento no futuro foram os motivos para a aplicação ser criada.

O “Sea Hero Quest” tem uma única finalidade: “Mais do que um jogo, é uma missão para salvar a mente humana”.

O sucesso tem sido tão grande que já existe uma nova versão do jogo, baseada na realidade virtual e que permite rastrear comportamentos detalhados nos jogadores. Os movimentos oculares dos participantes são um exemplo. O “Sea Hero Quest VR” consegue reproduzir experiências de laboratório altamente fiáveis.

David Reynolds, diretor do centro de pesquisas “Alzheimer’s Research UK”, diz que o objetivo “é conseguir identificar pessoas com demência com uma antecedência de dez a quinze anos” relativamente ao que fazem atualmente.

“Sea Hero Quest” está disponível, gratuitamente, para Android e iOS.