Já não é preciso estar em casa para ver quem chegou

Texto de Ivo Neto

O processo é simples. Até para quem não está habituado ao fenómeno da domótica e das casas inteligentes (smart home). Um amigo ou familiar toca à campainha. Nesse momento é ligado o sistema de vídeo que grava a imagem de quem está do outro lado. Até aqui nada de novo. O que distingue as campainhas inteligentes das que já existem é que a imagem vai diretamente para o telemóvel através de uma aplicação.

A Ring Video Doorbell 2 é uma das dezenas de propostas que vai encontrar nas lojas online. Destaca-se das restantes pela facilidade de utilização e por ter uma bateria recarregável que exclui qualquer necessidade de fios. A própria montagem do dispositivo é muito simples: basta aparafusar na parede o corpo principal da campainha, carregar uma das baterias e encaixar tudo no mesmo sítio. Para ligar o sistema à rede wi-fi de casa tem que abrir a Ring App, disponível gratuitamente na loja online da Google e da Apple. Em poucos minutos poderá ver quem está a visitar a sua casa a partir de qualquer lugar, desde que esteja ligado à internet.

Outra funcionalidade em destaque no dispositivo é a possibilidade de criar alertas para saber quando alguém passa perto da porta de casa. Basta definir uma área de segurança e sempre que a câmara detetar um movimento, o telemóvel vai vibrar.

Quando o visitante tocar à campainha pode aceitar ou rejeitar, tal como numa chamada telefónica. Além disso, é possível partilhar o acesso com outras pessoas. Assim, qualquer um dos seus familiares é alertado sempre que alguém passa perto de casa.

Dificilmente poderá encontrar esta campainha inteligente numa loja tradicional. Mas pode ser encomendada na Amazon por cerca de 200 euros. Deve ter em conta que, em caso de avaria, os preços das baterias são muito elevados: 40 euros.