A ilusão de ótica que está a incendiar a Internet

Akiyoshi Kitaoka, professor de Psicologia da Universidade Ritsumeikan, no Japão, é especialista em ilusões de ótica. Uma das suas mais recentes descobertas tem estado a incendiar a Internet. É uma experiência simples, que pode ser feita por qualquer pessoa. Basta usar dois pedaços de papel.

Akiyoshi não só consegue fazer desaparecer um pedaço de papel numa superfície degradê, como também o faz mudar de cor – fica claro na área escura e escuro na parte clara. Para fazer a ilusão, o professor usa um quadrinho da cor equivalente à parte central da folha degradê. Assim, o fundo escuro faz o tom selecionado parecer claro, e quando deslizado para o outro lado acontece exatamente o contrário.

A culpa do processo ser tão cativante é única e exclusivamente do nosso cérebro. A massa cinzenta nem sempre consegue entender como a luz se propaga em ambientes que não são nem claros nem escuros. Para repetir a experiência em casa, basta imprimir duas folhas em degradê, recortar um quadrado na área central de uma delas e sobrepô-lo sobre a segunda. Como no vídeo.