Higiene: 5 partes do corpo que não deve lavar com tanta frequência

A higiene não se traduz pelo número de vezes que toma banho. Tudo o que é em excesso faz mal e a limpeza diária não é exceção.

É daqueles que toma banho muitas vezes por dia? Então este artigo é para si. Para ter uma boa higiene pessoal, não é necessário tomar banho cinco vezes por dia. Há algumas partes do corpo, que têm propriedades de autolimpeza e não precisam de ser lavadas com tanta frequência para serem saudáveis. Saiba quais são.

Ouvidos

Afaste os cotonetes dos seus ouvidos. Limpar todos os dias a camada que protege o canal auditivo pode deixar o ouvido desprotegido. Parece estranho, mas a cera protege os ouvidos de infeções. O ideal é limpá-los apenas quando alcança a parte externa da orelha.

O rosto

«É aconselhável lavar o rosto, pelo menos, duas vezes por dia. Mas, uma limpeza profunda não deve fazer parte da sua rotina diária», disse à Reader’s Digest a dermatologista Jody Levine. A exfoliação faz bem à pele e retira do rosto todas as células mortas, mas só deve fazê-la duas vezes por semana. O ideal é ter uma pele luminosa e não agredida.

O cabelo

Lava o cabelo todos os dias? Isso é de mais. O seu cabelo precisa dos óleos naturais que produz. Equilibre o seu couro cabeludo o melhor possível. Comece por lavar o cabelo dia sim, dia não e depois de dois em dois dias. Depois do cabelo se adaptar à rotina, já não vai querer outra coisa.

O nariz

Espirros, comichão e pingos no nariz. É inevitável não querer limpar. Mas deve ter em conta que, quanto mais mexe nas narinas, piores são as hemorragias e feridas que podem surgir. Se sentir o nariz congestionado e sujo, opte por utilizar sprays nasais ou soro fisiológico para ajudar na limpeza. É importante expulsar as bactérias do nariz e não introduzi-las.

A vagina

A limpeza excessiva no órgão genital feminino só traz problemas. A vaginose bacteriana e outras infeções podem ser a causa para o mau cheiro. Não a sua higiene íntima. Normalmente, a água é o suficiente para limpar a vulva, mas se quiser utilizar um sabonete certifique-se que é adequado para si, pois alguns sabonetes perfumados podem não ser apropriados aos níveis de pH da sua vagina.