Génova: o guarda-redes que escapou à morte por milagre

Viatura onde seguia o guarda-redes

Texto de Pedro Emanuel Santos

Chama-se Davide Capello, é guarda-redes do modesto Legino e pode considerar-se um homem de sorte. O carro que conduzia foi apanhado pelo colapso da ponte Morandi (em Génova, Itália), que provocou 35 mortos, segundo o balanço mais recente das autoridades. O jogador caiu de uma altura de 80 metros e… sobreviveu.

Segundo relataram amigos de Capello ao site SVSport, o jogador seguia ao volante da sua viatura quando a estrutura cedeu. Apanhado de surpresa, como tantos outros, mergulhou rumo a um precipício de destroços e de incerteza. Após embater com estrondo no solo, percebeu que estava vivo e praticamente sem ferimentos.

A preocupação de Davide Capello foi pegar no telemóvel e gravar mensagens de voz no Whatsapp. Nelas, garantiu a amigos e familiares que a tragédia lhe passara ao lado. Quem ouviu os clips de voz nem quis acreditar. Como foi possível ter sobrevivido a tão brutal queda, questionaram os mais próximos do guarda-redes amador, que é bombeiro de profissão.

“Ele é como um irmão para mim. Chorámos cinco minutos seguidos depois de ouvirmos as mensagens. É um autêntico milagre”, desabafou Fabio Tobia, ex-treinador de Davide Capello.

A queda da ponte Morandi ocorreu ao final da manhã desta terça-feira. Dezenas de automóveis foram engolidos na tragédia e o balanço do número de vítimas tem aumentado à medida que o Governo italiano vai atualizando a dimensão da tragédia.

Davide Capello (DR)