O seu filho está sempre agarrado ao telemóvel? Vamos falar disso numa nova conferência

Texto de Ana Patrícia Cardoso

Como é a tecnologia está a moldar a forma como educamos os nossos filhos e vivemos em família. Será que eles estão mesmo a passar tempo a mais em frente aos ecrãs? Como podemos garantir um equilíbrio saudável entre o telemóvel, o tablet, o computador e a «vida real»? Este é o ponto de partida para mais uma conferência Retratos de Família, da Notícias Magazine: «Há tecnologia a mais na vida dos nossos filhos?» Inscreva-se aqui.

No próximo dia 5 de maio, no Grande Auditório do ISCTE, em Lisboa, vamos falar destas e outras questões com os nossos convidados. Teremos debates, apresentações, palestras, dúvidas e muita reflexão com o jornalista brasileiro Marcos Piangers, o pediatra Paulo Oom, a jornalista e socióloga Ana Cardoso e o youtuber Nuno Agonia.

Marcos Piangers regressa a Portugal para participar, pela segunda vez, nas conferências da Notícias Magazine. Nesta intervenção, o jornalista deverá desafiar os pais a largarem os telemóveis para que deem o exemplo. Os vídeos de Marcos (em particular a famosa conferência TEDx) já foram vistos milhões de vezes e a capacidade de comunicação do jornalista não deixa ninguém indiferente.

O pediatra Paulo Oom vem explicar qual a melhor idade para as crianças começarem a ter acesso a ecrãs e os efeitos que estes podem ter no desenvolvimento do cérebro dos mais novos. Hoje em dia, parece que nascem ensinados mas será que isso é vantajoso para a educação ou torna-os dependentes demasiado cedo?

O youtuber Nuno Agonia, especialista em tecnologia, falará sobre a sua experiência em frente à câmara e qual a razão para o sucesso dos seus vídeos de unboxing, que atraem mais de 900 mil visitantes à sua página no YouTube.

Ana Cardoso vem falar sobre a dificuldade de equilibrar necessidades e excessos e como se conjuga a educação com a tecnologia. Após a apresentação, a jornalista e socióloga estará disponível para assinar exemplares do livro A Mamã é Pop, editado agora em Portugal.

A conferência, que contará com a presença de eurodeputados, sociólogos, investigadores e psicólogos, entre outros especialistas será moderada por Catarina Carvalho, diretora executiva do Diário de Notícias, pelo editor executivo da Notícias Magazine, Paulo Farinha e pela editora Catarina Pires.

A entrada é gratuita. Pode inscrever-se e consultar o programa da conferência AQUI.

 

——————
O ISCTE está localizado na Avenida das Forças Armadas, em Lisboa, junto à estação de metro de Entre Campos.