OPINIÃO

Felicidade: é isto que tem de fazer para agarrá-la de vez

Se escolhermos um companheiro que nos faz mal e passarmos uma década das nossas vidas com essa pessoa tóxica, dificilmente seremos capazes de encontrar a nossa felicidade.

Texto NM | Fotografias da Shutterstock

É a ciência que o diz: duas pessoas que veem os mesmos filmes, leem os mesmos livros, partilham as mesmas experiências, e que além disso conversam entre si, ao fim de duas semanas começam a mostrar padrões comuns em linguagem, emoções e até pontos de vista – a base da felicidade.

O segredo para ser feliz passa por escolher corretamente quem nos rodeia.

Tudo boas razões para crer que o segredo para ser feliz passa, antes de mais, por escolher corretamente as pessoas que nos rodeiam, afirma o investigador Moran Cerf, professor de neurociência e negócios da Universidade de Northwestern, EUA, que há mais de uma década estuda a sincronia dos impulsos cerebrais entre seres humanos.

A partilha de companhia e experiências produz alinhamentos entre os cérebros.

Nem todos sabemos reinterpretar positivamente experiências más, mas a boa notícia é que não temos de fazê-lo. Segundo o neurocientista, uma vez que a partilha de companhia e experiências produz alinhamentos entre os cérebros, basta rodearmo-nos de pessoas com essa habilidade para começarmos, progressivamente, a sentir-nos mais felizes.

«Tornamo-nos parecidos com essas pessoas, então acabaremos também por ver o mundo de maneira mais semelhante. E isto é algo que vai ocorrer naturalmente», avisa o especialista. Pelo contrário, escolher um companheiro mau e passar dez anos com ele «terá um impacto significativo na nossa personalidade e na vida em geral».

LEIA TAMBÉM O ARTIGO QUER SER FELIZ? ENTÃO, PORQUE É QUE NÃO É?
E A ENTREVISTA AO PROFESSOR DO CURSO DE FELICIDADE DE HARVARD TAL BEN-SHAHAR

Cientistas da Universidade de Harvard acrescentam ainda que a felicidade é algo que se aprende com técnica e prática – da mesma forma que aprendemos a jogar voleibol ou a fazer esqui –, pelo que só depende de nós alcançá-la.

Saiba exatamente como trazê-la para a sua vida com as seis chaves de Harvard que lhe deixamos na fotogaleria.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.