Estas apps já espiaram 11 milhões de pessoas: será uma delas?

São oito aplicações de telemóvel e extensões de browsers que qualquer cidadão pode ter nos dispositivos eletrónicos. Uma descarga feita em poucos segundos e, voilà, estão descodificadas as nossas rotinas de navegação na Internet: o que visitamos, quando visitamos e as nossas preferências. Tudo sem que o utilizador se aperceba. Tudo de forma silenciosa e rápida.

O alerta foi lançado pela polícia espanhola, segundo a qual estas aplicações maliciosas já espiaram 11 milhões de pessoas em todo o mundo. Ninguém está a salvo: a campanha de recolha de informações afeta os utilizadores de determinadas aplicações e os que navegam através do Google Chrome e do Mozilla Firefox nas suas versões para Android e iOS.

As apps e extensões em causa, que pertencem à empresa “Big Star Labs”, são as seguintes: Block Site, Adblock Prime, Speed Booster, Battery Saver, AppLock, Clean Droid, Poper Blocker e CrxMouse.

“Se descarregou alguma delas, elimine-as. Podem infetar o seu smartphone com spyware”, aconselha a polícia.

https://twitter.com/policia/status/1023637535405142016

O Block Site, por exemplo, está instalado em mais de 100 mil dispositivos, sendo usado por quase um milhão e meio de utilizadores do Google Chrome e 120 mil do Firefox. Através do cruzamento dos dados de navegação, nomeadamente com a utilização de redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram, torna-se mais fácil do que nunca conhecer a identidade real do utilizador.

Pelo sim, pelo não, o melhor mesmo é confirmar para ter a certeza de que as suas “viagens” online não estão a ser controladas.