Está aberta a guerra ao acne

Texto de Margarida Brito Paes | Fotografia de Paulo Spranger/Global Imagens

O acne é provocado pela acumulação de óleo na pele que faz a bactéria Propionibacterium acnes multiplicar-se provocando inflamação e aparecimento de pontos negros, pontos brancos internos (borbulhas subcutâneas), borbulhas vermelhas e borbulhas com pus.

Cenário familiar se recuarmos à adolescência, período da vida em que cerca de oitenta por cento das pessoas sofrem desta doença. Infelizmente, o passar dos anos não é sinónimo de desaparecimento do acne, já que a doença pode ter várias causas.

É um pesadelo cutâneo de que as mulheres são vítimas mais frequentemente devido às alterações hormonais provocadas pelo ciclo menstrual

“Os fatores mais implicados são o stress, as perturbações hormonais, o uso de medicamentos, o fumo, a escolha errada de cosméticos e a exposição solar”, explica a dermatologista Pucci Romano no livro À Flor da Pele.

Como tal é normal que, mesmo durante a vida adulta, possa ressurgir o que os dermatologistas chamam acne tardio. Um pesadelo cutâneo de que as mulheres são vítimas mais frequentemente devido às alterações hormonais provocadas pelo ciclo menstrual.

A boa notícia é que há muitos produtos no mercado que ajudam a controlar estas imperfeições. Deve, no entanto, ter atenção à persistência dos sintomas e consultar um dermatologista para um tratamento mais adequado e mais eficaz.