Empresária enriquece a produzir fraldas para galinhas

Tudo começou em 2010, quando a filha de Julie Baker começou a levar para dentro de casa o animal de estimação, uma galinha Old English chamada Abigail. Primeiro transtorno identificado: a bicha sujava tudo, porque as galinhas defecam e urinam (a urina das aves não está separada dos excrementos), em média, 12 vezes por dia. A busca de uma solução já estava na cabeça de Julie, mas depois de ver um vídeo no YouTube de uma galinha a usar fralda percebeu que não só estava ali o remédio para os seus problemas, como identificou um potencial negócio.

A moda ainda não pegou em Portugal mas nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália há cada vez mais pessoas a fugir à adoção de animais tradicionais, como gatos e cães, preferindo galinhas. E à medida que cresce a popularidade destes bichos surgem mais produtos dirigidos aos bichos e aos seus tutores. Ou seja, Julie Baker, a empreendedora de New Hampshire, apostou num mercado atrativo, e os números não enganam: atualmente, a Pampered Poultry vende 500 a 1.000 fraldas por mês. Cada uma custa à volta de 15,50 euros (18 dólares).

As fraldas não são descartáveis e podem ser lavadas na máquina. No seu site, Julie explica como colocar as fraldas nas galinhas. De acordo com a fundadora da Pampered Poultry, os animais demoram uns 20 minutos a habituar-se ao objeto, podendo ter algumas reações como bicar o tecido, não se mexerem durante algum tempo ou mesmo tombarem para o lado. Período de habituação ultrapassado, os problemas parecem dissipar-se.

Feitas em algodão, as fraldas não são o único produto que Julie vende. A marca tem também a “peep pouch”, uma espécie de cadeira de tecido para segurar pintainhos de uma maneira confortável, e também tutus. Isso mesmo, tutus. Tudo com padrões atrativos, laçarotes e tamanhos diversos, do XS ao XL.

Julie já admitiu que as fraldas não são cómodas para as galinhas, mas como elas gostam da atenção que recebem dos donos quando estão dentro de casa, acabam por não se importar com o acessório. O negócio tornou-se num sucesso tão grande que Julie já exporta fraldas para todo o Mundo.