Educar não é caminhar pelos filhos, é ensiná-los a ler mapas

Texto Sara Dias Oliveira

Não há livros com receitas infalíveis para educar os filhos. Mas há livros que desafiam a pensar sobre essa caminhada de ser mãe e pai. Inês Afonso Marques, psicóloga clínica e psicoterapeuta infantojuvenil, especializada em psicoterapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes, acaba de lançar o livro “Crescemos Juntos”. É um livro com inspirações para pensar, exemplos e exercícios para acompanhar o crescimento dos filhos e ajudá-los a desenvolver competências emocionais, cognitivas, sociais e motoras.

A autonomia, a curiosidade, o brincar, a gestão emocional, os valores pessoais, a gratidão, o bem-estar global, a compaixão, a confiança, são alguns dos temas abordados nesta obra que, nas últimas páginas, apresenta uma lista de ações a ter em conta para uma parentalidade feliz – e que se cruzam com as inspirações do livro. Uma lista para assinalar ações, identificar recursos internos, descobrir aspetos que merecem mais tempo de reflexão e compromisso.

É um livro com uma componente prática. Um livro para ser aberto todos os dias, para ser partilhado, para tomar notas e anexar outros registos.

“Ao longo do livro os leitores encontrarão 365 (mais 1) inspirações, ideias, reflexões, exercícios e ‘provocações’ que se correlacionam com a desafiante e extraordinária missão que é a parentalidade. Todas as páginas convidam à reflexão, à autodescoberta e à ação”, adianta à NM a autora do livro, também coordenadora da área infantojuvenil da Oficina de Psicologia.

Um livro que é também um processo de autodescoberta de pais e filhos. Inês Afonso Marques lança sementes. Educar não é sinónimo de percorrer caminhos pelos filhos, é ensiná-los a ler mapas. Os brinquedos são um acessório, o essencial é tempo para brincar. A herança da atenção e do carinho é muito maior do que a dos genes. Todos precisamos de mais sorrisos no rosto e menos resmungos na voz. “Convido os pais a conhecerem os seus filhos com maior consciência e clareza e a escutarem e confiarem naquilo que o seu coração diz”, explica.

Um pai que ajuda o filho a crescer também cresce com ele. Só que este caminho não é feito em linha reta. “A parentalidade pode evocar todas as inseguranças de um pai… Ensina coisas que nunca se imaginou alguma vez vir a conhecer, testa potencialmente todos os limites do ser humano, os agradáveis e os menos agradáveis, e toca todos os ‘locais internos’ onde tememos entrar e onde corremos o risco de nos sentir desenquadrados ou desconfortáveis”. A inspiração 288 toca precisamente nesse ponto: “Se a parentalidade fosse um edifício, estaria em permanente (re)construção”.

“A parentalidade exige uma enorme capacidade de adaptação e, simultaneamente, muita disponibilidade de tempo mas também emocional”, sublinha Inês Afonso Marques.

“Crescemos Juntos” é uma espécie de guia, sintoniza-se o conteúdo, pensa-se em temas importantes que dizem respeito a cada pai, a cada mãe. É um livro que estende a mão em várias direções. Tem vários objetivos. Reforçar laços afetivos, construir bases de confiança e respeito nestas relações tão intensas, fomentar a curiosidade e a aprendizagem, compreender e conhecer os filhos na sua essência, gerir necessidades e desejos de forma equilibrada, evitar exigências e fórmulas bloqueadoras, desfrutar em pleno dos momentos em família. E confiar mais. “Este livro é mesmo uma homenagem a todos os pais que diariamente procuram dar o melhor de si”, refere.

Alcançar a felicidade e a satisfação na parentalidade não é uma missão impossível, apesar de alguns obstáculos. “Pese embora o ruído social, a dispersão da atenção e o pouco tempo em família, escutando-se mais o coração, focando a atenção e investindo naquilo que cada pai valoriza para a sua missão, confiando em si e no seu filho e privilegiando a qualidade do tempo que é partilhado, mesmo quando a ‘quantidade’ do tempo parece pouca”. “A parentalidade é feliz quando se dedica a ela com o coração (e com uma boa dose de bom senso)”, acrescenta Inês Afonso Marques que apresenta o livro no próximo dia 25 na Fnac Alegro Alfragide, pelas 18.30 horas.