Ecografia 3D permite a casal cego conhecer a bebé

DR

Texto de Ana Sofia Reis

Juntos há dois anos, Daniel Iturria, 26 anos, e Silvina Ibarra, 29 anos, moram em Córdoba, na Argentina, e são cegos. Há menos de um ano, ficaram a saber que Silvina estava grávida. No entanto, dados os condicionalismos dos pais, a gravidez não foi propriamente normal. Tudo porque Daniel e Silvina não podiam acompanhar da forma habitual as idas ao médico quando era altura de fazer as ecografias.

Mas nada que não se tivesse resolvido. Quando Silvina estava grávida de 29 semanas, tudo mudou. Com o avanço da tecnologia, muito presente na medicina, foi possível imprimir o rosto da bebé em 3D, o que permitiu aos pais conhecerem a filha, Malena, mesmo antes do nascimento.

Mario Pellizari, pediatra, Mario Ledesma, especialista em diagnóstico por imagem, e Santiago Nicolini, técnico de impressão 3D, foram os responsáveis por uma ecografia tão especial. “Como já estávamos a contar, ela é muito rechonchuda. Tocamos-lhe na cara e a impressão é muito real”, disse Daniel, comovido.

Os dias passaram e a verdade é que Malena já nasceu, depois de uma gravidez muito tranquila. “Estamos felizes. A cesariana não era algo que esperávamos, mas graças a Deus correu tudo bem. É inacreditável”, relatou ainda o pai.

DR