Dificuldades em acordar cedo? Não deveria ser forçado a fazer madrugadas

Texto de Alexandra Pedro | Fotografia Shutterstock

Os notívagos têm maior risco de morrer, taxas mais altas de diabetes, doenças neurológicas, distúrbios psicológicos e adaptam-se mais dificilmente às mudanças de horários. Esta é a conclusão de um estudo elaborado pela Biobank e pelos investigadores Kristen L. Knutson, da Universidade Northwestern, em Chicago, e Malcolm von Schantz, professor da Universidade de Surrey, no Reino Unido.

O estudo, publicado na revista Chronobiology International, e que contou com a participação de quase 500 mil participantes com idades compreendidas entre os 38 e os 73 anos, mostra a taxa de mortalidade das «corujas noturnas» é 10% maior em comparação com as «cotovias matinais».

«Temos que discutir a possibilidade de permitir que as pessoas mais noturnas iniciem e terminem o trabalho mais tarde»

«Esta é uma questão de saúde pública que não pode ser ignorada», alerta Malcom von Schantz, citado pelo NewsWeek, acrescentando: «há relatos de maior incidência de ataques cardíacos depois da mudança para o horário de verão».

«Temos que discutir a possibilidade de permitir que as pessoas mais noturnas iniciem e terminem o trabalho mais tarde», reforçou ainda o professor universitário.

Kristin Knutson, professora de neurologia da Universidade de Northwestern, sublinha a tese de Schantz, afirmando que «as corujas» não deviam ser forçadas a levantar-se cedo para cumprir o turno das oito da manhã.

Há esperança para as pessoas que gostam de acordar mais tarde, nomeadamente ir para a cama sempre à mesma hora e evitar atividades antes de ir trabalhar.

Das 433 mil pessoas entrevistadas – e acompanhadas durante seis anos – 27% disseram que eram «madrugadores», 35% considerou-se «moderadamente madrugador», enquanto 28% assegurou ser «moderadamente noturno» e 9% «noturno».

A especialista indica, no entanto, que há esperança para as pessoas que gostam de acordar mais tarde, nomeadamente ir para a cama sempre à mesma hora e evitar atividades antes de ir trabalhar.

Tenho problemas em adormecer: o que faço?

De um modo geral, os adultos precisam de sete a nove horas de sono, sendo que cerca de 30 minutos a menos pode torná-lo logo pouco produtivo ou mais temperamental.

Há uma série de práticas que pode adotar caso tenha dificuldades em adormecer. De acordo com a National Sleep Foundation, organização dos Estados Unidos, deve evitar beber cafeína, desligar computadores e telemóveis, não beber álcool antes de adormecer e regularizar ao máximo o seu sono.

Veja nesta fotogaleria cinco dicas para adormecer mais depressa.