O que deve e não deve comer em cada mês

Texto de Alexandra Pedro | Imagens Shutterstock

Seja verão ou inverno, em tempos mais chuvosos ou nem por isso, é possível encontrar nos super e hipermercados legumes e frutas que não são da época, seja através da importação ou do cultivo em estufas. Essa prática afeta não só o meio ambiente como também a saúde do consumidor.

Foi a pensar neste problema que o site espanhol Soy de Temporada elaborou um calendário com os alimentos que deve comer em cada mês do ano. «Temos que nos livrar do conforto a que nos habituámos e consumir novamente como antigamente: seguindo o ritmo da natureza», pode ler-se no site.

Para chegar aos produtos que devem ou não comer-se, os membros da plataforma online contactaram organismos e pessoas do mundo agrícola, bem como grupos de consumidores e observatórios agroalimentares. Por fim, juntaram os dados que recolheram e fizeram um calendário anual.

Em março, por exemplo, comeu cerejas, brócolos, batatas, cogumelos, figos ou tomate? Se sim, fez mal, de acordo com o site.

Ao El País, a jornalista responsável pelo projeto, Flora Fosset, explicou a iniciativa: «a ideia é que pessoas como eu, que se deparam com a natureza e não sabem nem quando um tomate está bom, tenhamos um calendário com o ciclo natural das plantas e, por consequência, consigamos ajudar a melhorar o meio ambiente».

Além dos problemas ambientes, também o fator económico pode ser tido em conta. De acordo com o referido jornal espanhol, o preço de um fruto importado (comprado fora da sua sazonalidade) é bastante superior ao valor praticado durante a estação adequada para a respetiva fruta ou legume.

Em abril, de acordo com a informação disponível no site Soy de Temporada, o ideal será comer abacate, laranja, alface ou espargos. Evite o pepino, a melancia, as peras ou o nabo.

Veja todos os produtos aconselhados para este mês de abril na galeria.